Banco Cidadão inicia cursos de gestão empresarial básica deste ano

Por - em 899

capacitacao_bancocidadao_foto_manoelmartiliano (10)O Banco Cidadão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está com inscrições abertas a quem busca obter microcrédito orientado para investir em seus negócios. Um curso de gestão empresarial básica de 16 horas é o ponto inicial do processo de obtenção dos recursos, e a primeira capacitação do ano começou nesta segunda-feira (20), com a presença do secretário do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares.

“Nossa capacitação é dinâmica e moderna. Aqui vocês poderão simular a gestão de um pequeno negócio e usar este conhecimento na atividade do dia a dia. A Prefeitura oferece esta oportunidade de investimentos e é preciso que vocês façam bom uso e deem o retorno ao Banco Cidadão para que outras pessoas sejam beneficiadas”, afirmou o secretário Diego Tavares.

Ele reforçou que o diferencial do Banco Cidadão em relação aos outros bancos, além de uma taxa de juros menor, é a capacitação. “Este conhecimento que vocês vão adquirir vai ficar para o resto da vida. Muita gente começou pequena e expandiu seus negócios. Por determinação do prefeito Luciano Cartaxo, queremos que os recursos cheguem aos empreendedores dos quatro cantos da cidade, beneficiando quem mais precisa para crescer”, ressaltou o secretário.

Os cursos de capacitação do Banco Cidadão ocorrem de segunda a quinta-feira, com turmas de até 30 pessoas, sendo duas pela manhã e duas à tarde, no anexo do Centro de Capacitação do Professores (Cecapro), no cruzamento das avenidas Beira Rio com Rui Barbosa.

Conforme a orientadora Gisleine Lucena, no curso, por meio de um jogo em grupo, são abordados temas como custo de produção, incluindo matéria-prima e mão de obra, valor de venda do produto, crédito necessário para investimento e tratamento do cliente, entre outros.

Expectativas – A diarista Adriana dos Santos pretende deixar de fazer faxina para investir na venda de lanches. “Eu montei um carrinho de lanches, mas quero ampliar para uma lanchonete. Quero crescer”, frisou Adriana. Ela disse que a capacitação terá uma parte importante no sucesso do seu negócio. “Quero comprar equipamentos e mercadoria, mas de acordo com minha capacidade inicial de pagamento”.

O motorista Carlos Almir sempre nutriu o desejo de trabalhar para si, mas a oportunidade só veio há pouco tempo, após ficar desempregado. Com o dinheiro dos direitos trabalhistas, ele investiu na compra de confecções, e quer expandir suas atividades. “Quero aprender muito nessa capacitação para que o Banco Cidadão libere crédito e eu possa reformar meu terraço e torná-lo um espaço só para minha loja, com conforto aos clientes”, disse o empreendedor.

Já o jovem José Marcos pretende melhorar os serviços do seu lava jato. “Eu procurei o Banco Cidadão porque preciso de crédito para comprar uma máquina de troca de óleo de automóveis para oferecer mais serviços aos meus clientes. Além disso, quero aprender sobre gestão, entender como investir bem meu dinheiro para obter lucro”, afirmou o empreendedor.Capacitação do Banco Cidadão copy

Plano de negócios – Ao concluir a capacitação, o interessado em receber crédito do Banco Cidadão vai apresentar o plano de negócios, detalhando as formas de investimentos dos recursos que quer receber e o prazo de pagamento. Conforme o secretário Diego Tavares, a aprovação do crédito depende da viabilidade do investimento. Antes da aprovação do empréstimo, técnicos do programa visitam o empreendedor para confirmar as informações dadas.

Condições – Os empréstimos do Banco Cidadão podem ser feitos na quantia de até dez salários mínimos. A taxa de juros é de 0,9% ao ano, com carência de até três meses. Os pagamentos podem ser quitados em até 24 meses (12 para a linha de Capital de Giro), mas a última ou 14ª parcela pode ter uma redução de 70% a 100%, caso o empreendedor tenha efetuado o pagamento em dia.

Inscrição – Para ser beneficiado pelo Banco Cidadão, o interessado deve procurar a sede do programa na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, ao lado da Praça Antenor Navarro, portando RG, CPF, comprovante de residência atual (pode ser em nome de familiar se residir com esta pessoa).  O interessado não poder estar inadimplente nos cadastros de proteção ao crédito.