Banda 5 de Agosto com a agenda cheia de eventos durante a Semana da Pátria
A Banda 5 de Agosto estará com agenda cheia, durante a programação da Semana da Pátria, que acontece até a próxima sexta-feira, 7 de setembro. A Banda, que atualmente está vinculada à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), vai atender a uma série de convocações de diferentes instituições e vai a encerrar a sua participação no Desfile Cívico de 7 de Setembro, quando desfila com 55 componentes estreando novo uniforme, na data em que é comemorado o Dia da Pátria.
A Banda 5 de Agosto foi fundada em 1964, tendo como maestro titular o Tenente Lucena. A sua primeira apresentação ocorreu durante as comemorações da Festa das Neves, no mesmo ano. Na ocasião da sua fundação foram convocados profissionais que tocavam em filarmônicas do interior do Estado e também oficiais aposentados da Banda da Polícia Militar, bem como músicos iniciantes.
Comandada atualmente pelos maestros Adelson Machado e Rogério Borges, a 5 de Agosto conta com 55 componentes, todos músicos profissionais. A Banda deixou de tocar apenas em eventos oficiais e ganhou um lugar na cultura da Capital, principalmente após a vinculação à Funjope, a partir de 2005. Com um repertório eclético, interpreta peças de grandes nomes das músicas erudita e popular, além dos tradicionais e conhecidos dobrados, valsas, maxixes, baiões e frevos.
O maestro Adelson Machado, integrante da banda desde julho de 1964 e atuando como regente desde 1992, comenta que a banda hoje é muito solicitada para eventos na Capital, como procissões nos bairros, festas populares tradicionais, desfiles cívicos, apresentações em escolas e retretas. O grupo é um importante elemento da cultura popular, ou seja, o retrato vivo de uma célebre frase da música que convida Pra ver a banda passar, tocando coisas de amor, conta.
Sobre a participação no desfile cívico do Dia da Pátria, o maestro revela a sua satisfação. É uma alegria para mim, porque é uma oportunidade de mostrar as pessoas a importância da banda de música na formação intelectual e cultural da sociedade, principalmente em uma data especial como o dia 7 de Setembro, quando poderemos mostrar nossos dobrados ao lado das bandas militares, cada qual representando suas respectivas corporações e nós, com muita alegria, representando a Prefeitura Municipal, concluiu.