Banda 5 de Agosto e a sambista Gabriella Villar no ‘Sabadinho Bom’

Por - em 357

O projeto ‘Sabadinho Bom’, animado todos os finais de semana por choros e sambas, vai ter como atração a Banda 5 de Agosto e a sambista Gabriela Villar. Os shows começam a partir das 12h, na Praça Rio Branco, localizada no Centro da Cidade. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

No repertório da Banda 5 de Agosto, grupo ligado à Funjope, foram selecionados choros de músicos paraibanos e de artistas nacionais. Estão entre as músicas “Pedacinho do Céu” (Waldir Azevedo), “Peguei a Reta” (Profírio Costa), “Tua Imagem” (Canhoto da Paraíba) e “Pensando em Hilbert” (Maestro Adelson Machado), só para citar alguns exemplos.

A Banda de Música 5 de Agosto tem 49 anos de fundação. Foi criada pelo maestro Tenente Lucena. Atualmente, é regida pelo maestro Adelson Machado, tendo como adjunto Rogério Borges. A partir de 2005, o grupo foi vinculado à Funjope, passando a integrar, de forma mais consistente, a cena cultural da cidade, com mais de 20 integrantes.

Gabriela Villar – A artista representa a nova geração do samba paraibano. Ela tem seu trabalho influenciado por nomes como Noel Rosa, Cartola, Ismael Silva, Carmem Miranda, Dalva de Oliveira, Ary Barroso, Adoniran Barbosa, Miltinho e Candeia e Luiz Carlos da Vila.

Entre os sambas de seu repertório estão “Falsa Baiana” (Geraldo Pereira), “Samba pras Moças” (Roque Ferreira); “Com que Roupa” (Noel Rosa), “Foi um Rio que Passou em Minha Vida” (Paulinho da Viola) e “Tiro ao Álvaro” (Adoniran Barbosa).

Gabriela Villar é graduanda no curso de Licenciatura em Música (Habilitação Canto Popular), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fundou o grupo Tom do Samba, em 2009, quando iniciou sua carreira como sambista. Em 2012, optou pela carreira solo.