Banda 5 de Agosto faz penúltimo concerto do Festival na Igreja da Misericórdia no sábado (6)

Por - em 702

banda_5_de_agosto_foto_rafaelpassos_A 5 de Agosto, banda de música oficial da cidade de João Pessoa, prepara um programa de encher os olhos para este sábado (6), às 14h30, último dia do II Festival Internacional de Música Clássica. A apresentação, gratuita, será na Igreja da Misericórdia, um monumento guardião de 402 anos de história da cidade. O festival é uma promoção da Prefeitura, com patrocínio do BNDES.

Criada em maio de 1964, início dos anos de chumbo no Brasil, pelo prefeito Domingos Mendonça Neto (mas oficializada apenas cinco meses depois), a “bandinha”, como carinhosamente é conhecida pelos veteranos que participaram da sua fundação, nunca perdeu a sua aura oficial, apesar da versatilidade com que executa peças clássicas e românticas de Mozart, Villa-Lobos e Beethoven – e não apenas marchinhas e dobrados como até hoje é conhecida pelo grande público.

A partir de 2005, se vinculou à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), passando a integrar de forma mais consistente a cena cultural da cidade. O grupo é muito solicitado para eventos de diversas naturezas, a exemplo das procissões nos bairros, festas populares tradicionais, desfiles cívicos, apresentações em escolas e retretas.

Participou de todas as edições da festa da padroeira da cidade e tocou com nomes como o maestro Wagner Tiso, com o qual gravou um DVD, Valmir Vieira, tubista do Sexteto Brassil, Heleno Feitosa (Costinha), JP Sax e o maestro Duda do Recife, considerado um dos melhores arranjadores do século XX. Atualmente, a banda desenvolve um trabalho com compositores e intérpretes do Nordeste divulgando os artistas da terra.

Serviço:

Sábado 06/12 – 14h30

Local: Igreja da Misericórdia (Rua Duque de Caxias, s/nº)

Banda de Música da Cidade de João Pessoa – 5 de Agosto
Maestros: Adelson Machado e Rogério Borges

Entrada gratuita

Capacidade do local: 190 pessoas

Programa:

Schubert: Sinfonia Inacabada

     (arranjo Theo Moses Tobani)

Alfred Reed: Ballade

     Solista: Alan Araujo (saxofone alto)

Luigi Arditi: II Bacio

     Solista: Maria Juliana

Johann Baptist Georg Neruda: Concerto para trompete em mi bemol maior

     Solista: Heliéber Pessoa

João Linhares: Viva Lobos

Marcelo Vilor: Suíte Nanaíma

José Alberto Kaplan: Abertura Festival