Banda Flamenkinho faz show neste domingo com músicas do último CD
A banda Flamenkinho se apresenta neste domingo (20), às 17h, no Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, com entrada aberta ao público. No show, o grupo mostra músicas do último trabalho gravado no Estúdio Peixe Boi, de Marcelo Macedo, e masterizado no estúdio Orion, da Argentina. No CD constam músicas colombianas misturadas com baião, samba e forró, além de uma homenagem a Paco de Lucia.
A Flamenkinho foi idealizada pelo compositor e violonista argentino Sebastian Pitre, que reuniu os músicos paraibanos Helinho Medeiros, Rico Fernandes e Rainere Travassos e decidiu montar o grupo. Desta junção saiu uma salada sonora que mistura flamenco, jazz e música popular brasileira e instrumental.
Sebastian é natural de Buenos Aires, Argentina. Seu primeiro contato com o violão foi aos 14 anos de idade. Algum tempo depois, iniciou seus estudos com diversos professores, até que um dia escutou o flamenco, com o músico espanhol Paco de Lucia. “A partir daí tudo mudou. Não sei por que, mas disse para mim que eu tinha que aprender a tocar aquele estilo musical e foi assim que comecei a estudar com Manolo Yglesias, quem me ensinou desde o começo todos os ritmos, acompanhamento da dança e canto”, contou Sebastian.
Em seguida, começou a tocar com os artistas do momento em diferentes tablados de Buenos Aires e numa academia de dança chamada “Pasaje del Carmen”. Tempos depois estudou com Daniel Pellegrini, mestre do Argentino del Jazz. “Naquela época eu tinha 20 anos e as pessoas me perguntavam se ministrava aulas. Então comecei a ensinar guitarra, junto com Pato Barretto (vocalista). O tempo foi passando e os alunos aumentando, o que nos levou a abrir a Blue House Escola de Música, que teve mais de cinco anos de funcionamento, e pela qual passaram mais de 500 alunos de guitarra, canto, baixo, piano, bateria, dentre outros”, contou Sebastian.
O músico gravou o EP de Flamenco intitulado “Hoy x Hoy”, no estúdio Orion, junto com os músicos Horacio Moreno na percussão e Nicolás Courreges no baixo. A gravação inclui cinco composições de sua autoria. Também criou a “Sp Ambient Music”, empresa de música ambiente para eventos sociais e corporativos, com a qual tocou com músicos como Martín Santillán, Horacio Moreno e Silvia D´alesandro.
No momento, Sebastian vem se familiarizando com a bossa-nova, o tango e está se inserindo no mundo da improvisação e do jazz. Escreveu um trabalho chamado “Técnicas Criativas para guitarra espanhola 1”, que complementou com workshops. O músico reside no Brasil desde 2008, onde criou a agrupação de Flamenco denominada Flamenkinho, com músicos de renome da música brasileira como o baixista Rainere Travassos, o pianista e arranjador Helinho Medeiros, e o baterista Riquinho Fernandes, com o qual percorreu o Brasil e o exterior.
SERVIÇO:
Banda Flamenkinho
Dia: Domingo (20)
Hora: 17h
Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano
CONTATO PARA IMPRENSA
RIVALDO DIAS – Chefe da Divisão de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco
Fone: 8812.3999
Sebastian Pitre – www.sebastianpitre.com
Fones: 9641-3616 ou 8722-8018