Banda Sinfônica José Siqueira executa clássicos do choro neste sábado

Por - em 973

Os instrumentos usados pelas bandas convencionais, aliados aos das orquestras sinfônicas darão o tom ao ‘Sabadinho Bom’ deste final de semana. A Banda Sinfônica José Siqueira vai mostrar mais uma forma de executar um repertório de choro, formado por clássicos brasileiros de compositores como Waldir Azevedo, Severino Araújo e Pixinguinha. O projeto é gratuito e começa a partir das 12h deste sábado (29), na praça Rio Branco.

A Banda Sinfônica José Siqueira, regida pelo professor Sandoval Moreno de Oliveira, foi criada em 1986, pelo Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo da proposta é promover o desenvolvimento dos alunos de sopro e percussão, por meio da prática instrumental de conjunto. Na programação de concerto, os músicos têm enfatizado o repertório brasileiro e também o tradicional de banda sinfônica.

O nome do grupo faz referência ao compositor e regente paraibano José Siqueira, natural de Conceição e falecido em 1985. No repertório deste sábado, a Banda Sinfônica José Siqueira fará uma apresentação concentrada no chorinho, como uma mostra do programa desenvolvido pelos músicos. Assim, estarão clássicos como “Brasileirinho” (Waldir Azevedo), “Espinha de Bacalhau” (Severino Araújo), “Carinhoso” (Pixinhguinha) e “Paraquedista” (José Leocádio), entre outros.

Instrumentos convencionais e sinfônicos juntos – A palavra “banda” vem do latim medieval “bandum”, que significa “estandarte”. Ou seja, é a bandeira sob a qual marchavam os soldados, tocando instrumentos de metais, madeiras e percussão que vão de alguns pífaros e tambores até a formação atual.

Enquanto isso, “banda sinfônica” é um grande conjunto formado por instrumentos de sopro e percussão que se  diferencia das orquestras sinfônicas e das bandas tradicionais (civis ou militares) pela diversidade de sua formação instrumental e abrangência de repertório. Assim, além dos instrumentos normalmente empregados pelas bandas convencionais, ela utiliza alguns de orquestra sinfônica. Nasceu daí o nome da “Banda Sinfônica” José Siqueira, que resume a proposta do grupo.