“Batismo de Sangue” e “Fanny & Alexander” são exibidos neste final de semana no Estacine
Adriana Crisanto
Em sua última semana, as mostras ‘Construindo a Liberdade’ e ‘Ingmar Bergman’ exibem, dentro do projeto Estacine, os longas-metragens “Batismo de Sangue” e “Fanny & Alexander”. As entradas para as sessões são gratuitas e seguem a classificação etária de cada filme. As exibições dos filmes são sempre às 16h, no miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
O filme “Batismo de Sangue”, que será exibido no sábado (26), se passa em São Paulo (SP) no final da década de 1960, onde o convento dos frades dominicanos se torna uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os frades Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) passam a apoiar o grupo guerrilheiro “Ação Libertadora Nacional”, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.
“Batismo de Sangue” é um filme brasileiro lançado em 2007 e dirigido pelo cineasta Helvécio Ratton. O filme é baseado no livro homônimo de Frei Betto, que foi lançado originalmente no ano de 1983 e vencedor do prêmio Jabuti.
No domingo (27), o público irá assistir ao filme “Fanny & Alexander”, que começa no início do século XX. Após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de um casal de crianças vem a falecer. Deste momento em diante, Alexander (Bertil Guve), o menino, passa a ver o fantasma do pai frequentemente. Tempos depois, Emilie (Ewa Fröling), sua mãe, casa-se com um rígido religioso e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros.
Na casa do padrasto, o menino passa a ver o fantasma da primeira esposa dele e suas filhas, que haviam morrido tentando escapar dele. Decorrido algum tempo, a mãe se conscientiza da real personalidade do marido e de quanto seus filhos sofrem naquela casa, assim, planeja um modo de tirá-los daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó.
“Fanny e Alexander” é um filme de 1982, de co-produção entre Suécia, França e Alemanha, do gênero drama, realizado por Ingmar Bergman, que também é o autor do roteiro. A edição é de Sylvia Ingemarsson, a direção de arte de Anna Asp e Susanne Lingheim e a direção de fotografia de Sven Nykvist.
Projeto – O Estacine é um projeto idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009 com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes fora do circuito das salas de exibições da cidade. Desde sua criação, já foram exibidos mais de 2.200 filmes.
SERVIÇO:
MOSTRA CONSTRUINDO A LIBERDADE
Filme: “Batismo de Sangue”
Sábado (26)
MOSTRA INGMAR BERGMAN
Filme: “Fanny & Alexander”
Domingo (27)
Hora: 16h (nos dois dias)
Local: Miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra
Entrada gratuita
Fones: 3214.8270 – 3214.8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb