Benedict Klöckner e Joris van Rijn ministram masterclasses de violão e violoncelo

Por - em 615

Luiz Carlos LimaMaster Class_Foto Gilberto Firmino (36)

Durante todos os dias de programação do III Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, as manhãs estão reservadas para a interação de interessados na música com os solistas que fazem diversas apresentações nos concertos do Festival. Trata-se das masterclasses, que acontecem diariamente entre a segunda-feira (30) e a sexta-feira (4), quando os musicistas ministram aulas para os interessados em determinados instrumentos. Nesta terça-feira (1º) mais duas masterclasses aconteceram: Benedict Klöckner (Alemanha) ministrou sobre violoncelo e Joris van Rijn (Holanda) foi responsável pela aula de violino.

Em duas salas distintas, dezenas de alunos acompanharam atentos as dicas dos dois musicistas internacionais responsáveis pelas masterclasses do dia. “É uma oportunidade única essa troca de experiência. Além dele poder avaliar nosso trabalho é uma chance que temos de ter contato com referências internacionais nos instrumentos”, disse a estudante Francine Oliveira, de 22 anos, que toca violencelo.

Os masterclasses acontecem sempre às 10h, no Centro de Estudos Jurídicos Sociais, na Avenida Rio Grande do Sul, 1.411, no Bairro dos Estados – por trás do Ministério da Fazenda. Para a quarta-feira (2) mais três aulas estão programadas: Noa Wildschut (Holanda) com violino, Yoram Ish-Hurwitz (Israel) com piano e Claudio Faga (Brasil) com violão. As inscrições e todas as informações sobre o evento podem acessadas na página da internet www.joaopessoa.pb.gov.br/musicaclassica2015/

Masterclasses – As aulas serão ministradas em Inglês, com tradução simultânea. No ato da inscrição on-line, o candidato deve informar nome e e-mail na tela inicial da página. Em seguida, o usuário será direcionado a uma nova tela, onde preencherá dados como data de nascimento, o instrumento pretendido, a data da masterclass com o seu respectivo professor, há quanto tempo e onde estuda, qual repertório está treinando no momento e que obra pretende apresentar na masterclass.

Confira a programação desta terça-feira do 3º Festival Internacional de Música Clássica:

Igreja Baptista, 16h – A programação avança à tarde com um concerto para violoncelo e contrabaixo executado por um dos núcleos cariocas do programa Ação Social pela Música do Brasil (ASMB-RJ).

Vão ser executados a belíssima “Lê Phenix” (M. Corrette), o “Concerto em G menor para dois violoncelos, 1° mov.” (A. Vivadi), o “Concerto de Brandenburgo n° 3” – obra encomendada pelo conde de Brandenburgo e um dos expoentes maiores do período barroco, em que J.S. Bach fora nomeado Kapellmeister (mestre de capela) e compunha instrumentais -, “O Cisne” (C.Saint Saëns), a “Dança Húngara n° 5” (J. Brahms), o “Réquiem” (peça mais elegíaca e marcante de David Popper), “La Muerte Del Ángel” (composta em 1962 por Astor Piazzolla e gravada pelo menos 14 vezes), além das brasileiras “Wave” (“Vou te Contar”), “Ela É Carioca”, “Garota de Ipanema”, “Água de Beber” e “Águas de Março” (Tom Jobim). Os baiões “Esperando na Janela”, de Targino Gondim, que ficou famoso na voz de Gilberto Gil, e “Asa Branca” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) fecham o programa.

Igreja do Carmo, 18h – O anoitecer traz uma formação de violino-viola-cello, com a russa Masha Iakovleva, o holandês Frank Brakkee e o alemão Michael Müller, respectivamente, para tocar o “Trio para cordas em Sol maior op. 9 n° 1”, de Beethoven, e a “Serenata para trio de cordas em Dó maior op. 10”, de Dohnanyi.noa wildschut

Igreja São Francisco, 20h – O concerto de encerramento da terça apresenta um duo de violino e piano com a holandesa Noa Wildschut, uma das homenageadas do Festival, de apenas 14 anos, e o israelense Yoram Ish-Hurwitz. No repertório, uma das famosas obras de Beethoven, a “Sonata para violino e piano em Sol maior n° 8”, conhecida como a “Sonata Patética”, escrita em 1799, quando o compositor contava 28 anos. A pungente “Sonata para violino e piano n° 2 op. 94”, do ucraniano Prokofiev, encerra a programação.