Bloco Cafuçu leva irreverência a foliões nesta sexta-feira

Por Hellen Nascimento - em 1580

cafuçu2Hellen Nascimento

Há que diga que é brega, mas o fiel folião afirma que é uma questão de estilo. Com muito bom humor e alegria o Cafuçu, um dos blocos mais aguardados das prévias carnavalescas de João Pessoa, faz a festa do pessoense há 27 anos. E esse ano a folia continua. Será nessa sexta-feira (5), no Centro Histórico, a partir das 20h, com animação da banda Brega é Você, das orquestras de Frevo PB Pop, Invasores do Frevo, JP Frevo e os DJs Naza, Trapo e Kylt.

A festa é realizada pela Associação Folia de Rua, que integra o projeto Carnaval 2016 – João Pessoa de Todos os Ritmos, patrocinado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com um repasse de R$ 381 mil destinado ao pagamento das atrações e montagem da estrutura, como palcos e banheiros.

A folia acontecerá simultaneamente em três praças que são a Dom Adauto, Ponto de Cem Réis e Rio Branco. Todas com a estrutura necessária pra animar a noite de qualquer folião. E os cafuçus prometem reunir gente de todos os estilos e idade ao som do frevo, marchinhas de Carnaval, lambada, samba-rock, Jovem Guarda e até pancadão, além de outros ritmos.

Segundo um dos coordenadores do Cafuçu, Buda Lira, o bloco é um dos mais democráticos do Folia de Rua e também um dos mais tranquilos. “É uma festa muito bonita. O folião começa a brincadeira já em casa, caprichando na fantasia. A gente vê famílias inteiras se divertindo, tudo muito animado, mas também muito leve”, afirmou.

Buda Lira ainda disse o patrocínio da Funjope foi fundamental para colocar o bloco na rua. “É importante ressaltar que o carnaval gera um aquecimento no emprego e renda da capital através do turismo. O Cafuçu já faz parte da história cultural de João Pessoa e o empresariado local precisa repensar sobre essa cultura, valorizando nossas raízes. Mas apesar das dificuldades, como sempre, o folião vai se divertir muito”, assegurou.

História do Cafuçu – Na segunda metade da década de 1980, o carnaval de rua e de clubes de João Pessoa atravessava umCafuçu_PraçaRioBranco_FoliaRua2014_RafaelPassos-107 processo de declínio e o carnaval de Recife, Olinda e Salvador polarizava todas as atenções no Nordeste.

Com o surgimento do bloco Muriçocas do Miramar, em 1987 e, em seguida, de mais uma dezena de agremiações, esse cenário começou a mudar. Um dos pioneiros na retomada do carnaval da cidade foi o Cafuçu, que surgiu em 1990. Juntamente com mais dez blocos, o bloco é responsável pela criação, em 1992, do projeto Folia de Rua e pela fundação da sua associação, em 1996.

No início surgido como uma brincadeira entre amigos (Adalice e Ana Costa, William Pinheiro, Henrique Magalhães, Paulo Vieira, Torquato Joel, Buda e Bertrand Lira), o Cafuçu é originário do grupo Artesanal. Foram diversas as produções do grupo, desde teatrais, fotográficas e cinematográficas a publicação de livros e revistas, através da Marca de Fantasia, criada por Henrique Magalhães e incorporada ao Artesanal, do mesmo modo que o bloco Cafuçu.

Inicialmente, a agremiação saía nas praias do Cabo Branco e Tambaú, puxada por trios elétricos, e em seguida por orquestras de frevo, no chão. Em 1997, na contramão da maioria dos blocos da cidade, transferiu-se para o Centro Histórico. Lá, contribuiu para o resgate do carnaval de rua da capital, com ênfase na festa criativa e popular, procurando valorizar a área urbana da fundação da cidade.

Confira a programação:

Praça Dom Adauto

Banda Brega é Você

JP Frevo

Dj Kylt

 

Praça Rio Branco

Trapo

PB Pop

 

Ponto de Cem Réis

Invasores do Frevo

DJ Naza