Blocos vão respeitar limite de horário e som durante prévias
O Folia de Rua multiplica o fluxo e a aglomeração de pessoas na cidade. Para garantir a segurança das pessoas e a integridade do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico e Cultural, diversas secretarias municipais estarão mobilizadas durante os dias de festa, ordenando trânsito, comércio, segurança, limpeza pública e meio ambiente.
A Secretaria de Meio Ambiente, Semam, vai intensificar as ações de fiscalização, mobilizando toda sua equipe de funcionários. O Disque Denúncia manterá o plantão, com duas equipes de fiscais, de segunda a quinta, das seis da manhã às duas da madrugada do dia seguinte. Sextas, sábados e domingos três equipes de fiscalização trabalharão 24 horas por dia. As denúncias podem ser feitas por meio dos telefones 0800 281 9208 ou 3218 9208.
Horário limite para os blocos Em reunião no Ministério Público Estadual, com diversos órgãos públicos, ficou estabelecido que haverá fiscalização do cumprimento do horário definido para o término da apresentação dos blocos. O horário limite será até 2h da manhã para os blocos que descem até a praia e meia-noite para os blocos de bairro. Após a apresentação do bloco, a dispersão das pessoas deverá ser feita entre 1 hora e 1h30 para a desocupação do local. As agremiações que descumprirem o horário serão multadas em R$2.000 (dois mil reais) a cada meia hora de atraso.
Controle da poluição sonora Os fiscais da Semam também observarão os limites máximos de decibéis estabelecidos pelo Decreto Municipal 4.793/03, especialmente para os trios elétricos e veículos similares, que não poderão ultrapassar 85 dbA (oitenta e cinco decibéis), para a emissão de sons e ruídos. A fiscalização é feita com um decibelímetro, aparelho que mede a intensidade do som, a uma distância de cinco metros da fonte de emissão, a uma altura de um metro e vinte centímetros do solo.