Busto de Tamandaré será bloqueado a partir das 6h para realização da Meia Maratona

Por - em 863

MARATONA JOÃO PESSOA copyA Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) definiu o plano especial de trânsito e transporte para garantir a mobilidade de pedestres e motoristas durante a realização da 13ª Meia Maratona Cidade de João Pessoa. O evento acontece neste domingo (3), com largada marcada para as 7h no Busto de Tamandaré, divisa entre Tambaú e Cabo Branco.

Serão disponibilizados 75 agentes de mobilidade urbana para dar apoio nos trajetos por onde os atletas vão passar. Toda a orla do Cabo Branco será bloqueada ao tráfego a partir das 6h30. Porém, a partir das 6h, o acesso de veículos ao Busto de Tamandaré não será permitido, ficando restrito à circulação de pessoas.

Para garantir a tranquilidade dos competidores, pedestres e condutores de veículos, os agentes da Semob irão iniciar a operação já a partir das 5h, com o monitoramento de toda a extensão da maratona, do tráfego e, também, dos locais onde haverá bloqueio viário para a passagem segura dos competidores.

O trânsito para o bairro de Tambaú seguirá pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, sendo liberado pela orla a partir da Avenida Nego. O acesso ao bairro do Cabo Branco será desviado pela Avenida Antônio Lira.

Agentes de mobilidade estarão nos locais de interdição orientando os motoristas quanto aos caminhos alternativos para chegar ao destino desejado. Para que haja o mínimo de transtorno possível ao trânsito, os cruzamentos bloqueados serão liberados logo após a passagem do último atleta. A organização da maratona tem previsão para o seu término às 12h.

O superintendente da Semob, Roberto Pinto, disse que já está tudo pronto para o monitoramento da corrida. “A Prefeitura incentiva à prática do esporte e para que a maratona seja um sucesso, todas as secretarias estão engajadas. Esse evento é importante não só para o esporte, mas também para o turismo da cidade”, destacou.

Estacionamento na orla – A Semob recomenda à população que não deixe veículos estacionados na orla do Cabo Branco, em função da passagem dos competidores do evento. A orientação tem por objetivo evitar acidentes com os atletas e transtornos para os proprietários dos veículos.

Percursos – A prova terá dois percursos (5 e 21 km), com saída ao mesmo tempo, às 7h, do Busto de Tamandaré. O percurso de 5 Km seguirá pela Avenida Cabo Branco, retornando próximo ao Hotel Ibis, na mesma avenida,  até o Busto de Tamandaré (chegada).

Os que disputam a corrida de 21 km iniciam a prova pela Avenida Cabo Branco, entrando à direita na Avenida Monsenhor Odilon Coutinho, Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio) até a Avenida General Bento da Gama, na Torre. Os competidores voltam pela Beira Rio em direção à orla, seguem pela Avenida João Cirilo da Silva (Altiplano), com retorno na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Avenida Cabo Branco com chegada ao Busto de Tamandaré.

Transporte – Durante a corrida de 5 km, a linha de ônibus Cabo Branco (507 – Marcos da Silva) terá seu itinerário desviado pela Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinto (Rua da Barreira) nos dois sentidos, até o girador do Cabo Branco, voltando ao seu itinerário normal.

Ciclismo – Também haverá, neste domingo, uma corrida ciclística com largada de Campina Grande, às 8h, e previsão de chegada às 11h em João Pessoa.

Ao chegar a Capital, os atletas seguirão pela Avenida Hilton Souto Maior até a Estação Cabo Branco, Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira), Odilon Coutinho e Avenida Cabo Branco até o Busto de Tamandaré (chegada).

A Semob irá escoltar os ciclistas a partir do Viaduto do Cristo até a chegada à orla de Tambaú. À medida que os ciclistas passarem pelo viaduto, motociclistas da Semob e guardas municipais irão acompanhar cada pelotão, interditando o trânsito quando necessário para a passagem dos competidores.

Ciclofaixa de lazer – Devido à 13ª Meia Maratona Cidade de João Pessoa, a Semob vai suspender a operação da Ciclofaixa de Lazer excepcionalmente neste domingo (3). A via exclusiva para ciclista volta a funcionar dia 10 de agosto.

A medida foi tomada pela direção da Semob para não colocar em risco a segurança dos ciclistas, em função do grande número de participantes da corrida que utilizarão a Avenida Beira Rio como percurso, ficando a Avenida Epitácio Pessoa como rota alternativa e de escoamento para o tráfego de veículos.

A Ciclofaixa de Lazer tem 13 km de extensão (ida e volta) e vai do Busto de Tamandaré ao Parque Solon de Lucena (Lagoa). Funciona aos domingos das 7 às 16h.