Cafuçu leva mais uma vez brilho e alegria para o Centro Histórico da Capital
Olha o cafuçu…ô ô ô…Olha o cafuçu! Na noite desta sexta-feira (13), não faltaram paetês, brilho e muita estampa. O bloco mais brega das prévias carnavalescas arrastou mais de 50 mil foliões para as ruas do Centro Histórico de João Pessoa. O tradicional desfile, conhecido por sua irreverência e muita extravagância nos “modelitos”, atraiu turistas, famílias e crianças. A animação ficou por conta de seis orquestras de frevo. Este ano, o bloco completou 26 anos de história.
“O Cafuçu é um dos blocos mais tradicionais do Folia de Rua e também um dos que melhor expressam o nosso Carnaval, com fantasias, adereços e orquestras de frevo”, destacou o prefeito em exercício Nonato Bandeira. “É muito bom ver o bloco ficar ainda mais irreverente e animado a cada ano que passa”, complementou.
A concentração começou às 19h e aconteceu em três polos (nas praças Dom Adauto, Rio Branco e Ponto de Cem Réis). O ritmo da festa contou com as autênticas canções brega, da típica “dor de cotovelo” às marchinhas carnavalescas. Não faltaram os clássicos do cancioneiro popular romântico como Odair José, Reginaldo Rossi, Waldick Soriano e até o cantor Pablo. A noite terminou na Rua da Areia, onde aconteceu a dispersão dos foliões.
Thais Antunes é “cafucete”, mas aproveitou o evento para vender água para ajudar nos custos com a formatura de enfermagem. “A gente se diverte e trabalha ao mesmo tempo, é muito bom”, destacou. E para o desfile, ela arrasou no figurino extravagante. O cafuçu Chico Costa também não deixou por menos no quesito “elegância”. “Essa é segunda vez que participo do bloco e este ano aproveitei para trazer uns amigos da Bahia para conhecer. Cafuçu que é cafuçu tem que ser irreverente, ter um figurino único e rico em detalhes brega”, contou.
Maria Eduarda também preparou um modelito com muito brilho e cores. Vestida com uma minissaia com muito paetês e uma blusa florada, ela foi destaque por onde passava. “Estou linda! Hoje eu tenho certeza que arrumo um namorado cafuçu como eu. Meu figurino tem muita ostentação, glamour e elegância. Sei me vestir bem, com elegância!”, brincou.
Outros blocos – Outro bloco que desfilou na noite desta sexta-feira foi o dos Imprensados, que reúne os jornalistas e outros profissionais de imprensa da Capital. Jornalista por formação e com anos de experiência na imprensa, o prefeito em exercício Nonato Bandeira fez questão de marcar presença. “É uma oportunidade de rever os amigos em um momento especial”, afirmou.
Os Imprensados completaram em 2015 28 anos de folia, sendo o terceiro mais antigo do Folia de Rua. “Ele surgiu como uma oportunidade de juntar os colegas, que trabalhavam durante a semana, para brincar o Carnaval”, explicou a presidente do bloco, Marcela Sitônio. “Normalmente desfilávamos na praia, mas depois achamos que o Centro Histórico tinha uma identidade maior com o bloco. E uma marca também é o improviso, que é bem coisa de jornalista. Só não falta animação”.
O bloco Elefante da Torre foi outro que ganhou as ruas nesta sexta, com concentração na Panificadora Imperial, por trás do Posto Beira Rio. A animação dos foliões ficou por conta de um trio e uma banda axé – pagode.