Campanha “Abre alas para a paz, respeito e igualdade” durante o Carnaval

Por - em 488

Durante o desfile do bloco Cafuçu, nesta sexta-feira (28), no Centro Histórico da Capital, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), realizará mais uma ação da campanha educativa “Abre alas para a paz, respeito e igualdade”. A campanha, cujo objetivo é conscientizar sobre as diversas formas de violência contra a mulher, foi iniciada no desfiles do bloco ‘Muriçocas do Miramar’. Os organizadores dos desfiles do Carnaval Tradição e dos polos também receberam material educativo para distribuição durante a festa.

Para a secretária da SEPPM, Socorro Borges, a campanha quer mostrar aos foliões que é possível e necessário brincar com respeito durante os festejos carnavalescos. “Essa ação tem dois focos. Um deles é advertirmos que as formas de violência começam com gestos como uma cantada pejorativa ou passar a mão e queremos alertar que estas atitudes podem ter consequências. Além disso, queremos orientar as mulheres sobre o que elas podem fazer em caso de violência”, revelou.

As mulheres que forem vítimas de agressões morais, físicas ou sexuais durante o Carnaval devem procurar de imediato um posto ou patrulha policial que ficam instalados na festa ou ligar para o 190. As vítimas podem ainda, nos casos de violência sexual, em até 72 horas, procurar o Centro de Referência de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual da Cândida Vargas. O telefone para contato é o 3015-1510.

Centro de Referência – Um dos locais que as mulheres podem se dirigir em caso de sofrer violência é o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra. Trata-se de um centro em que as vítimas são acolhidas, orientadas e encaminhadas para a Rede de Atendimento, através de uma ação intersetorial com as diversas políticas.

O local oferece serviços e orientações social, psicológica, jurídica e arte-educação. Todas as mulheres podem entrar em contato com o centro, gratuitamente, através do telefone 0800 283 3883.