Campanha de vacinação contra HPV deve imunizar mais de 17 mil meninas
Foi aberta oficialmente, nesta segunda-feira (9), a campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) em João Pessoa. A ação, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem como objetivo a imunização de 17.450 meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. A vacina poderá ser tomada nas escolas da rede municipal e privada, que serão percorridas pelas equipes da SMS, e também nas Unidades de Saúde de referência. A primeira escola visitada foi a Escola Municipal Dumerval Trigueiro Mendes, no bairro do Rangel, ato que contou com a participação do prefeito Luciano Cartaxo.
O prefeito Luciano Cartaxo, que estava acompanhado da esposa, Maísa Cartaxo, destacou a determinação da Prefeitura de João Pessoa para atingir a meta de vacinações. “E mais do que alcançar números, nosso objetivo é cuidar das pessoas e trazer mais saúde para cada uma dessas meninas. Estamos indo até as escolas, buscando as jovens que estão na faixa de vacinação, para garantir que a saúde delas seja preservada”, declarou.
A aplicação da primeira dose da vacina vai até o próximo dia quatro de abril. A imunização total contra o vírus é feita em três doses. A segunda deve ser tomada em seis meses, enquanto a terceira deve ser aplicada após cinco anos.
Para o secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, a Prefeitura de João Pessoa tem trabalhado privilegiando a questão social. “A campanha de vacinação contra o HPV tem como objetivo a prevenção, significa que estas meninas, no futuro, não correrão o risco de morrer de câncer de colo de útero. Uma vacina que no mercado custa mil reais e que o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente para garantir um futuro saudável para as nossas mulheres”, afirmou.
Facilidade – A diretora da Escola Municipal Professor Dumerval Trigueiro Mendes, Alba Rodrigues, destacou a importância de este serviço chegar até as escolas. “Todos sabemos a importância desta vacina para a saúde da mulher e é muito bom saber que a equipe está vindo até nós, buscando sua demanda, e garantindo que as nossas estudantes estejam protegidas”, declarou.
A empacotadora Vera Lúcia, de 38 anos, é mãe de uma aluna da escola e ficou satisfeita com a facilidade de acesso à vacina. “É muito bom que venham até a escola porque facilita a nossa vida. Não teríamos condições de pagar uma vacina como esta e até procurar a Unidade de Saúde seria mais complicado porque às vezes passa despercebido mesmo”, ressaltou.
O HPV – A chefe do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Chiara Dantas, destacou que o HPV é o principal causador do câncer de colo de útero. “As meninas devem receber três doses. Uma nesta campanha, a segunda dose após seis meses e a terceira cinco anos depois. A vacina protege a usuária dos subtipos 16 e 18 do HPV, mas não dos outros subtipos nem de outras doenças sexualmente transmissíveis. Por isso é sempre importante usar a camisinha”, explica Chiara.
A chefe de imunização ressaltou que a estimativa prevê que de 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas. A vacinação é uma das formas mais efetivas de evitar que as meninas e adolescentes, de 11 a 13 anos ,contraiam a doença.
Confira abaixo as Unidades de Saúde que participam da campanha:
Distrito I
Integrada de Cruz das Armas
Integrada Costa e Silva
Integrada Nova Conquista
Integrada Jardim Veneza
Paulo Afonso
Integrada Saúde e Vida
Indústrias
Jardim Planalto
Saúde para todos Integrada
Distrito II
Integrada Vila Saúde
Unindo Vidas
Espaço Saúde
Qualidade de Vida
Estão Saúde
Integrada Mudança de Vida
Integrada do Grotão
Integrando Vidas
Distrito III
Integrada José Américo
Integrada Quatro Estações
Integrada Nova Esperança
Integrada Ipiranga
Integrada Caminho do Sol
Eucalipto
Cais – Mangabeira
Distrito IV
Integrada Viver Bem
Integrada Alto do Céu
Ipês
Varadouro I e II
Tambiá
Ilha do Bispo I e II
UBS Mandacarú
Distrito V
Integrada São José
Altiplano I e II
Bessa
Centro Municipal de Imunizações
Unidade de Saúde das Praias
Miramar I
Castelo Branco I