Campanha e opções de presentes movimentam Feira das Mulheres
As compras para o Dia das Mães podem ganhar um motivo mais que especial este ano: a solidariedade. Quem for a Feira de Mulheres Empreendedoras em Movimento, que acontece até esta sexta (10), no Ponto de Cem Reis, vai poder não só conferir várias opções de presentes com a cara do artesanato regional como fazer suas doações em benefício de outras mães e mulheres da Capital. O evento está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, (PMJP) por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (Seppm).
“Este ano, a Feira ganha uma nova conotação. Além de mostrar a arte e o trabalho das artesãs, que estão presentes em um maior número, também está agregando uma campanha que chama a atenção para a questão da solidariedade, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, destacou a secretária Socorro Borges, da Seppm.
A campanha que faz parte da ação “Mulheres construindo uma cidade sustentável” está sendo iniciada com o recebimento de doações de três matérias diferentes: vidros com tampa plástica para armazenamento do leite materno a serem utilizados pelas mães que tem bebês prematuros e utilizam o Método Mãe Canguru, no Instituto Cândida Vargas; óleo de cozinha para ser reutilizado pelas mulheres de Gramame que produzem sabão artesanal; e ainda baterias e pilhas inutilizadas, a serem entregues a uma rede bancária em João Pessoa. Todo o material deverá ser entregue no estande da Seepm.
Produtos e serviços – Além do início da campanha, o primeiro dia da Feira de Mulheres Empreendedoras trouxe para o Ponto de Cem Reis várias opções de peças do artesanato, como o tricô, crochê, bolsas, roupas, bijouterias, objetos de decoração, flores artificiais, entre outros artigos produzidos pelos 42 grupos de mulheres artesãs que trabalham com a economia solidária e por outras 25 artesãs.
A ação também conta, até esta sexta, com a colaboração de terapeutas holísticos do Sindicato dos Terapeutas, com atividades de massoterapia e reflexologia; a distribuição gratuita de mudas de plantas nativas, cedidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Seman); como também com a participação do projeto Ciranda Curricular, da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Especialmente nesta quinta (9), serão oferecidos serviços de corte de cabelo e cuidados com a beleza, oferecidos pelo Senac.
Atrações – Outra atração para os pessoenses que forem conferir o evento são as apresentações culturais. A abertura da Feira contou com as presenças do Coral de Idosos e do grupo de Xaxado, organizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); do conjunto de percussão Baticumlata, da Emlur; com as presenças dos grupos culturais Coco de Roda Raízes da Jurema; do Teatro de Mamulengo Babau Joaquim Guedes; e da encenação “Margarida”, do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB), alertando para o enfrentamento à violência contra a mulher.
Nesta quinta (9), as apresentações ficam por conta dos grupos Arco Íris Pau de Fita e do Grupo Primavera, começando a partir das 9h30. A encenação da equipe do CRMEB também acontece neste segundo dia do evento.
“Esperamos que até esta sexta, as pessoas possam prestigiar esta ação da Prefeitura, que valoriza o trabalho feito pelas artesãs, e que foi realizado pela Secretaria das Mulheres com apoio de outras várias secretarias da gestão municipal”, completou Socorro Borges.
Além das secretarias citadas, a edição deste ano da Feira de Mulheres Empreendedoras em Movimento também conta com o apoio da Funjope, Secretaria de Comunicação (Secom), Guarda Municipal e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).