Canadenses escolhem como referência políticas públicas realizadas pela PMJP para população LGBT

Por Luiz Carlos Lima - em 695

As políticas públicas realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa para a população LGBT vão servir de inspiração para a cidade de Montreal, no Canadá. A troca de experiências entre gestores rendeu convite para participação em mais um ciclo de debate internacional. Desta vez, a PMJP irá à cidade de Barcelona, na Espanha, no mês de novembro, participar de discussões sobre políticas para populações LGBT. A ideia é compartilhar experiências exitosas na área.

Durante toda esta semana, o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Roberto Maia, esteve na cidade de Montreal para um ciclo de palestras, a convite da prefeitura canadense, sobre o projeto de inclusão da população LGBT. A visita teve início na segunda-feira (13) e se encerra neste domingo (19).

O responsável por convidar a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para ir ao Canadá, Luc Doray, explica que a política desenvolvida em João Pessoa chamou a atenção dos governantes canadenses. “Conhecemos o trabalho através da rede social e vimos algo que podemos agregar à nossa cidade. É interessante que a própria prefeitura seja a responsável por essas políticas. Aqui no Canadá, quem promove os direitos da população LGBT são as ONGs e queremos adaptar esse modelo à nossa realidade”, explicou.

Referência – no mês de abril, representantes da prefeitura de Montreal (Canadá) estiveram na cidade de João Pessoa para conhecer de perto as políticas públicas da PMJP para população LGBT, especialmente o programa Transcidadania. Além das experiências para o público LGBT, os representantes ainda trocaram experiência sobre o Orçamento Participativo.

Para Roberto Maia, a visita dos representantes do Canadá foi um reconhecimento ao trabalho que é feito na cidade. “Eles nos procuraram porque viram nosso trabalho através das redes sociais. Ficamos muito honrados e nos dispusemos a essa troca de experiência com a visita à cidade de Montreal para explicar à gestão municipal e às ONGs tudo o que desenvolvemos em João Pessoa para o público LGBT”, disse o coordenador municipal.