Cantor Dida Fialho toca no Circuito das Praças no sábado
O Circuito Cultural das Praças de novembro será realizado nas sextas-feiras e sábados, mostrando um leque de atrações em 13 espaços públicos da Capital. Neste sábado (7), 11 praças serão movimentadas com apresentações de música, teatro e cultura popular, numa promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).
Os shows acontecem sempre a partir das 20h, com exceção da Praça Alcides Carneiro, em Manaíra, onde a programação tem início às 17h, atendendo uma reivindicação daquela comunidade. Neste sábado, especificamente, o Largo de São Pedro, no Centro Histórico, também recebe o Circuito Cultural dentro de uma parceria realizada entre a Funjope e o IV Festival Aumenta que é Rock.
Haverá apresentação da banda Iazul, formada por Fael (vocal e guitarra), Daniel (baixo), Rodrigo (guitarra) e Kleber Bujão (bateria). Com esta formação, a banda fez diversos shows, dividindo o palco com as principais bandas do cenário local e alguns nomes de destaque da cena underground brasileira, a exemplo de Food4Life, Djunks, Aditive e Rancore.
Bancários A Praça da Paz, nos Bancários recebe a dupla Paulo e Babi, dois irmãos instrumentistas que se destacaram com um trabalho autoral nas décadas de 70 e 80. Para esses dois irmãos, é pertinente salientar que a música produzida em 1970, nos shows coletivos no Lima Penante, Circuito Universitário, Teatro Santa Roza e Circo Escola Piollin, era a oportunidade de uma grande efervescência de idéias.
Funcionários I e II A Praça Lauro Wanderley, no Funcionários I será movimentada pelo grupo Cambindas Brilhantes, que é formado por 32 pescadores trajados de baianas. A dança parece ser uma festa, onde os escravos cantam e dançam para divertir a corte real. Já a Praça Bela, do Funcionários II, recebe a banda Café do Vento, que é bastante conhecida do público paraibano, tendo participado de importantes festivais da Capital, a exemplo do Música do Mundo, realizado anualmente pela Funjope.
Jaguaribe e Rangel A Escola de Samba Catedráticos do Ritmo é a atração da Praça Aquiles Leal, em Jaguaribe. A agremiação, que coleciona vários títulos do carnaval da cidade, foi a campeã do Carnaval Tradição, no ano de 2007. A Praça da Amizade, no Rangel, recebe o grupo de percussão Baticumlata formado por funcionários da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), em sua grande maioria, agentes de limpeza.
Bessa e Manaíra A Praça do Caju, no Bessa será movimentada pelo artista paraibano Dida Fialho, que participou em 1975 da primeira coletiva de música com o grupo Ave Viola, tendo neste mesmo ano gravado o disco Réquiem para o Circo, com a participação de Zé Ramalho. Viajou pelo Brasil com a peça teatral o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e percorreu o interior paulista com shows de música produzidos por Pedro Neves. A Praça Alcides Carneiro, em Manaíra, será animada pelo Teatro Infantil do Grupo Graxa, que apresenta o espetáculo Faz de Conta.
Mangabeira, Gervásio Maia e Alto do Mateus A atração da Praça do Coqueiral, em Mangabeira, é o grupo instrumental JP Sax. Já a Praça da Esperança, do conjunto residencial Gervásio Maia, será animada pelo cantor e compositor Júnior Targino, um artista nascido em Catolé do Rocha, que traz em sua verve musical as autênticas tradições da cultura popular nordestina. Encerrando o Circuito Cultural da semana em alto estilo, a banda de rock pop Clã Destinos se apresenta na Praça da Mangueira, localizada no Alto do Mateus.