Cantora lírica de 13 anos faz recital na Estação Cabo Branco em homenagem as mães

Por - em 537

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes promove no próximo domingo (5) um recital com a cantora lírica Maria Cândida Barbosa Lima, de apenas 13 anos. A apresentação solo, que acontece no auditório da Estação, é comemorativa ao Dia das Mães e começa às 17h. A entrada é gratuita.

No recital, a cantora irá interpretar obras de Mozart, Puccini e Morricone, entre outros compositores. Maria Cândida é um talento precoce descoberto no Coral Vozes da Infância e atualmente integrante no corpo do coro Villa-Lobos, do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Notei uma boa potência de voz, que a princípio não condizia tanto com a idade, afeita às mudanças hormonais. Logo me chamou a atenção”, lembra Fátima França, preparadora vocal do Vozes da Infância.

Prestes a completar 14 anos, Maria Cândida é a caçula da turma de 25 cantores do corpo do Coral Villa-Lobos, onde divide espaço com quem carrega 60 anos de experiência em canto coral. Para o regente, Carlos Anísio, a falta de intimidação com os mais experientes conta muitos pontos daqui para frente. “O interesse que ela tem por música lírica e sacra, somado ao talento, faz com que se torne fácil trilhar uma carreira promissora”, acredita.

Rotina – Atualmente, Maria treina oito horas semanais com preparadores, além do tempo livre que dispõe quando está em casa. As lições são imprescindíveis para trabalhar respiração e impostação. “A vida de Maria Cândida é importunar os vizinhos. Peço desculpas pelo barulho, mas eles dizem que até gostam da cantoria”, diverte-se a mãe da jovem, Sandra Cristina Barbosa. Apesar da dedicação ferrenha, ela diz que ainda é uma adolescente comum, que sai e se diverte, e não perde tempo se prendendo a dietas para poupar a voz.

“Minhas referências são Sarah Brightman e Cecilia Bartoli”, diz a jovem. Ela sonha em fazer faculdade de canto no berço das cantoras líricas europeias, Itália ou Espanha. “Ela escolheu trabalhar com este tipo de canto porque se identifica. Cabe a mim explorar as suas qualidades: uma voz limpa, afinada, extensa, potente. Maria tem muito futuro”, aposta Fátima.

Ficha técnica:
Solista: Maria Cândida Barbosa Lima

Preparadora vocal: Fátima França
Pianista: Daniel Seixas

Links das apresentações:

Début de canto – 2011: (http://migre.me/eh458)

Solo Pie Jesu – Coral Sinfônico Infantil: (http://migre.me/eh49t)

Ave Maria – Auto de Natal Pio X: (http://migre.me/eh4bl)

Ave Maria – Apresentação com o Armorial Ariano Suassuna: (http://migre.me/eh4du)

Ave Maria – Apresentação do Concerto de Natal: (http://migre.me/eh4fU)

Serviço:

Recital solo de Maria Cândida
Data: domingo, 5 de maio
Horário: 17h
Local: auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Informações: 3214-8303/8270
Contato: Sandra Cristina Barbosa, mãe de Maria Cândida (8825-2086)
Twitter: @estacaocb