Capital paraibana oferece opções de lazer e entretenimento no feriado e final de semana

Por - em 763

Faby Falcão

Parque Arruda Camara_Bica_foto_Rafael Passos (5)João Pessoa é um dos destinos mais visitados por turistas em feriados, finais de semana e férias, especialmente por causa das suas praias paradisíacas, consideradas pelas revistas de turismo como umas das melhores na região nordeste. As opções de lazer são variadas e agradam todos os públicos. A melhor parte é que tudo isso pode ser usufruído gratuitamente ou com preço simbólico.

Confira as opções que a Prefeitura de João Pessoa oferece para o pessoense e visitantes durante este fim de semana prolongado, que se inicia na quinta-feira, 4 de junho, Corpus Christi.

Natureza – No Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, o visitante pode contemplar um espaço de muito verde, formado por resquícios da Mata Atlântica, onde mais de 500 espécies de animais podem ser contemplados como leões, onças, jacarés, gaviões, cobras e até a estrela do Parque, a elefanta Lady.

Localizada no bairro de Tambiá, na parte central da cidade, a Bica é uma área dedicada a quem gosta de natureza e tranquilidade. Entre as opções que o Parque oferece estão caminhadas por belas ruas incrustadas na mata. O local dispõe ainda de áreas para piquenique, além playground, quiosque, passeios de trenzinho, pedalinhos e quadriciclos.

Durante a Semana do Meio Ambiente, o parque oferecerá uma programação especial:

4 DE JUNHO

8h – Oficina de Plantio e Vaso e Trilha Interativa com Animais.

14h– Concurso de Desenho e Oficina de Flores de Garrafa Pet.

5 DE JUNHO

8h – Trilha Ecológica com Orientação.

14h – Concurso de Desenho e Trilhas dos Répteis com Interação.

6 DE JUNHO

8h – Trilha das Serpentes e Concurso de Desenho com Jogos Educativos.

14h – Trilha da Mata e Oficina de Flores de Garrafa Pet.

7 DE JUNHO

8h – Oficinas de Plantio e Pintura e Trilha Geral.

14h – Concurso de Desenho e Oficina Bloco de Rascunho.

O acesso ao Parque tem um valor simbólico de R$ 1,00 por pessoa, sendo que crianças de até 7 anos e idosos não pagam.

turismo_2014_foto_adrianofranco_ (53)Sabadinho Bom – Para quem gosta de dançar ao som de uma boa roda de samba e chorinho, a pedida é o projeto Sabadinho Bom. Realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o projeto que acontece todos os sábados, na Praça Rio Branco, Centro, onde músicos e artistas locais se apresentam gratuitamente em shows ao ar livre, sempre a partir das 11h30.

Para este sábado (6), O violonista pernambucano Israel 7 Cordas irá mostrar ao público clássicos do chorinho que ficaram eternizados através de grandes artistas como Abel Ferreira, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Waldir Azevedo e Zequinha de Abreu. Criado em São Paulo, o pernambucano aprendeu na capital paulista o ofício de tocar e adotou no nome a paixão autodidata pelo instrumento de cordas que desde os 22 anos difunde através do chorinho.

O projeto agrega todos os ritmos e já entra no clima do São João. Os amantes do forró tradicional não ficarão parados e vão dançar muito arrasta-pé com o grupo Forró Pezzado.

Arte e Cultura- Outra boa opção de lazer cultural é visitar a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Além de ser um dos pontos turísticos mais imponentes de João Pessoa, conhecido por sua beleza arquitetônica, assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, lá o visitante poderá encontrar exposições de fotografia, pintura e arte. A entrada é gratuita e estará aberta para visitação pública nesta quinta (4), sexta (5), sábado (6) e domingo (7), das 10h até 21h.

Planetário – Localizado na sala de convenções 2, no prédio administrativo, o Planetário – localizado na Estação Cabo Branco – poderá ser visitado na quinta, sexta, sábado e domingo nos seguintes horários: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30, 16h30, 18h e 20h. O equipamento tem capacidade máxima para 15 pessoas e a visita é dividida em sessões, nos horários mencionados.

Caminho do conhecimento – Localizado nos jardins da Estação Cabo Branco, o local possui 900 metros de comprimentos com 12 experimentos científicos. Nele o visitante, ao mesmo tempo em que se diverte, aprende conceitos de Física, Química, Matemática, Biologia e Ciências, podendo inclusive interagir com os inventos. Os horários para visitação durante fim de semana e feriados são às 16h, 16h30, 17h, 17h30, 18h30, 19h e 19h30.

Estacine – Para os amantes de cinema o projeto exibe filmes nacionais e estrangeiros que estão fora do circuito das salas de exibições da cidade. As sessões acontecem aos sábados e domingos, a partir das 16h, no Miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra, dentro da Estação Cabo Branco. A entrada é gratuita.