“Capítulo 27” e “Invictus” são os filmes do Estacine no final de semana
“Capítulo 27” e “Invictus” são os filmes do Projeto Estacine deste sábado (13) e domingo (14) na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Os filmes são exibidos no Miniauditório da Estação das Artes, às 16h, e fazem parte das mostras “Ator Jered Leto” e “Drama Biográfico”. A entrada gratuita.
No sábado (13), o drama “Capítulo 27” retrata a história de Mark Chapman chegando de táxi em um hotel de baixa categoria em Nova Iorque, em dezembro de 1980. Logo a seguir ele vai para frente do Edifício Dakota, a residência de John Lennon. No primeiro dia ele conversa com duas fãs que assim como ele estão esperando pelo cantor. Ele lhes diz que é também um admirador dos Beatles e que veio do Havaí. Uma das moças, Jude, parece simpatizar com Chapman e lhe dá a idéia de comprar o disco novo de Lennon, para que o cantor possa autografá-lo. Chapman compra o disco, mas na volta não consegue encontrar-se com o artista. Ele volta ao hotel, mas não suporta o barulho dos outros hóspedes. Assim, se muda para um mais caro.
No outro dia ele reencontra com Jude e sua amiga. Jude o convida para um cinema. Chapman retruca dizendo que não gosta dos filmes por serem todos falsos. No terceiro dia Jude apresenta Paul, seu amigo fotógrafo. Chapman acaba por discutir com Paul e assusta Jude, que vai embora. Então ele fica à espera até a noite, quando finalmente avista John Lennon.
A obra é uma produção canadense independente de 2007 do gênero drama, escrito e dirigido por J. P. Schaefer. Conta os três dias que Mark David Chapman esperou por John Lennon, até assassiná-lo com tiros de revólver em frente ao Edifício Dakota, em Nova Iorque, residência do cantor.
No domingo (14), o longa-metragem “Invictus” conta a história de Nelson Mandela quando é libertado da prisão de Victor Verster, depois de 27 anos. Quatro anos depois, Mandela é eleito para ser o primeiro presidente negro da África do Sul. Sua presidência enfrenta enormes desafios na era pós-Apartheid, incluindo a pobreza galopante e o crime. Mandela está particularmente preocupado com as divisões raciais entre negros e brancos sul-africanos, que podem levar à violência. A má vontade que ambos os grupos mantêm uns com os outros é vista até mesmo em sua própria equipe de segurança, onde as relações entre os oficiais brancos já estabelecidos, que havia guardado antecessores de Mandela, e as adições de negros do CNA para o destacamento de segurança, são frias e marcadas por desconfiança mútua.
Entretanto, após algum tempo as coisas começam a mudar à medida que os jogadores interagem com os moradores e começam a ter amizade com eles. Durante os jogos de abertura, o suporte para os Springboks começa a crescer entre a população não-branca. No segundo jogo, os cidadãos de todas as raças compareceram para apoiar o Springboks e os esforços de Mandela. A equipe de segurança de Mandela também se aproxima, ao passo que os vários oficiais passam a respeitar o profissionalismo e dedicação de seus companheiros.
“Invictus” é um filme de 2009, pertencente à categoria drama biográfico e esportes, dirigido por Clint Eastwood, estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon. A história é baseada no livro de John Carl “Conquistando o Inimigo” (em inglês: “In Playing the Enemy: Nelson Mandela”) e o jogo que fez uma Nação sobre os eventos na África do Sul antes e durante a Copa do Mundo de Rugby de 1995, organizada no país após o desmantelamento do Apartheid.
Serviço:
MOSTRA ATOR JERED LETO
Filme: “Capítulo 27”
Sábado (13)
Hora: 16h
Local: Miniauditório da Estação das Artes
Entrada gratuita
MOSTRA DRAMA BIOGRÁFICO
Filme: “Invictus”
Domingo (14)
Hora: 16h
Local: Miniauditório da Estação das Artes
Entrada gratuita
Informações: 3214.8270 – 3214.8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco
Twitter: @estacaocb