Carta firma compromisso para melhoria da mobilidade urbana

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dayseeuzebioApós dois dias de debates e discussões foi encerrado neste domingo (27) o 1º Seminário Metropolitano de Mobilidade Urbana, realizado na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Ao final do evento foi redigida a Carta de Mobilidade da Região Metropolitana, que firmou o compromisso de estabelecer um diálogo permanente entre a sociedade civil organizada e a gestão pública, espelhando-se na legislação vigente e nos modelos de outras cidades onde já foram implementados projetos de mobilidade urbana com resultados positivos e melhoria da qualidade de vida da população.

O secretário da Transparência Pública (Setransp) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Éder Dantas, falou da importância do evento. “Foi um momento importante, porque cidadãos e gestores públicos de diversos municípios sentaram e discutiram a problemática comum da mobilidade. A população passa a ser ouvida na formação dos projetos gerando um ambiente de transparência entre o poder público e a sociedade”, disse.

O superintendente adjunto de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, Roberto Pinto, também destacou o evento. “O Seminário cumpriu um papel importante, sendo uma ótima oportunidade para o poder público informar à sociedade o planejamento para a mobilidade urbana, bem como receber sugestões e ideias da população para a melhoria da mobilidade. Fico feliz em saber que várias das sugestões apresentadas pela sociedade já estão contempladas nos projetos da Semob”, falou.

seminario_mobilidade_foto_dayseeuzebio_ (3)Durante os dois dias do Seminário foram apresentadas propostas para as políticas municipais de mobilidade urbana, incluindo trânsito e transporte público, com vistas à melhoria da prestação do serviço de transporte de massa, bem como mais agilidade para o tráfego de veículos e segurança dos pedestres.

Grupos – A maioria das propostas apresentadas nos quatro grupos de trabalho, divididos por eixos temáticos, estava relacionada ao transporte coletivo, onde foram sugeridas e amplamente debatidas pelos componentes, na ocasião representando a sociedade civil organizada (entidades, movimentos populares, etc) das cidades que compõem a Região Metropolitana (João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Conde e Cabedelo), diversas maneiras de tornar o serviço de transporte de massa mais acessível ao usuário com mais conforto e segurança.

A questão ambiental e os impactos da utilização do carro particular sobre a qualidade de vida da população também foram destacados durante os debates.

A sugestão de modais de transporte aquaviário (turístico, cabotagem, etc), com a proposta de construção de atracadouros para este fim nas cidades de Cabedelo e Lucena foi apresentada. Também foi destacada a necessidade de políticas públicas de incentivo ao transporte não motorizado, com a ampliação e implantação da malha cicloviária na Região Metropolitana.