Casarão 34 apresenta duas exposições até o dia 20
Os amantes das artes plásticas terão a oportunidade de visitar, até sexta-feira (20), a exposição conjunta selecionada através do Edital de Ocupação do Casarão 34, Phatos das Dores e das Loucuras, de autoria de Eulâmpio e Pigmentos Energéticos Café, de Potsdan, em cartaz no Salão da Unidade Cultural, localizada na Praça Dom Adauto, nº 34, no Centro da Capital, que faz parte da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Phatos das Dores e das Loucuras
Este é o título da exposição de autoria do escultor Eulâmpio, que contém 12 esculturas em terracota, que remetem as expressões de rostos humanos onde as figuras se apresentam atreladas a diferentes sentimentos, refletidos nestas expressões e reforçadas nos títulos das peças, a exemplo de psyche, melancolia, desassossego, decepção, solidão, incerteza, aflição, remorso, angústia e loucura.
Em texto intitulado Anatomia da Arte, o artista plástico Chico Pereira revela a sua impressão sobre o autor da exposição. Em Eulâmpio, reconheço uma situação muito especial quando o artista, que também é professor de Anatomia, pretende transferir seus conhecimentos de ciência para as artes numa razão inversa dos artistas do passado que buscavam no estudo do corpo uma realidade segura para a construção dos seus objetivos estéticos. O artista vai mais além quando suas modelações extrapolam a anatomia e se projetam na representação psicológica da figura.
Pigmentos Energéticos Café
A exposição de autoria de Potsdan retrata a história do café em diferentes civilizações, desde a sua origem, como uma bebida saborosa e aromática, com propriedades tonificantes e que sempre provocou paixões e controvérsias. A exposição conta com 17 gravuras, revelando paisagens, fauna, elementos e situações ligadas ao café, desde o seu cultivo até a degustação, utilizadas pelos etíopes, na antiga Absínia, há mil anos, até a globalização do café, vivida nos dias de hoje. As pinturas utilizam as técnicas café sobre papel, em 16 peças, e açaí sobre tela, em uma peça.
O artista Potsdan Pinho, é natural de Rio Branco, no Acre, já participou de diversas exposições individuais e coletivas e participação em importantes salões de artes plásticas, a exemplo do Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap), nos anos de 1990, 1991 e 1996. O artista foi vencedor por duas vezes do Concurso Listel, em Rio Branco, no Acre, nos anos de 1988 e 1989.Mais informações na Unidade Cultural casarão 34, ou pelo telefone 3218-9708, em horário comercial.