Célula de Criação apresenta coleção inspirada na Bica nesta quinta-feira

Por - em 485

Os 10 looks criados pelo primeiro grupo da Célula de Criação serão apresentados nesta quinta-feira (10), a partir das 17h30, na Estação da Moda. A coleção ‘50 Luas’, inspirada no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), foi desenvolvida durante o mês de março por um grupo formado por vários profissionais de moda, incluindo estilista, produtora de moda, modelista e costureira.

Elementos da fauna, flora e arquitetura do parque estão presentes na coleção ‘50 Luas’, que recebeu esse nome em homenagem a lenda que cerca a centenária Fonte do Tambiá, localizada no centro do parque. Durante a apresentação, o grupo vai falar sobre os conceitos utilizados na criação de cada look. O evento é aberto ao público.

De acordo com o estudante de Letras e estilista Rivaldo Júnior, o grupo vai mostrar uma coleção ousada e rica em cores. “Conseguimos montar dez looks utilizando basicamente malha piquet branca e algumas peças de estamparia industrial floral. Com isso, trabalhamos muito com tingimento e utilizamos a técnica do plissado junto com o pregueado para estruturar os tecidos e dar movimento”, explicou um dos membros do grupo.

Para Rivaldo, a parte mais instigante do projeto foi superar as limitações do tempo e da matéria prima e utilizar a criatividade para criar uma coleção de moda. “Tivemos que trabalhar muito com tingimento, o que nos deu muita experiência porque nenhum de nós havia trabalhando antes com técnica do tie dye”, disse.

Para o coordenador da Estação da Moda e consultor criativo do grupo, Romero Sousa, “o trabalho artesanal não está tão visível como uma tipologia artesanal, mas como um trabalho técnico feito à mão a procura de texturas, movimentos e cores. Isso é o que diferencia essa célula das outras”, ressaltou.

O grupo também é formado pelo estudante Lucas Silva, a modelista Anne França, as costureiras Luzimar Afonso e Isaura Crispim e a produtora de moda Vanessa Guimarães. Os grupos da Célula de Criação são estimulados a desenvolver uma coleção inspirada na cultura local. A Estação da Moda disponibiliza a infraestrutura necessária, incluindo maquinário e tecidos, além de consultoria criativa e técnica. “Trata-se de um espaço aberto e gratuito voltado à criatividade”, explica o coordenador Romero Sousa.

Como funciona – Os grupos se reúnem em dias e horários estabelecidos pelos próprios componentes, dentro do horário de funcionamento da Estação da Moda (de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h). Depois de pronta, a coleção passa a integrar o acervo da Estação, mas fica à disposição do grupo mediante solicitação.

Serviço – A Estação da Moda é um Centro Vocacional Tecnológico ligado a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Fica localizada na Rua Rosário Di Lorenzo, Varadouro, em frente à Estação Ferroviária.  Mais informações através do telefone (83) 3218-6160 ou através do e-mail estacaodamodapmjp@hotmail.com. Para ficar por dentro de todas as novidades da Estação da Moda, os interessados também podem curtir a página do órgão no Facebook: “Estação da Moda PMJP”.