Centro Cultural Casa da Pólvora recebe a exposição “Visões de Outrora”

Por - em 568

O Centro Cultural Casa da Pólvora recebe, a partir desta terça-feira (18), às 14h, a exposição “Visões de outrora”, que reúne parte da produção poética do paraibano Américo Falcão. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope) e pela direção do Centro. A entrada é gratuita.

A exposição resgata a história literária paraibana através de poemas, intervenções cênicas e palestras com temáticas literárias e surgiu após estudantes perceberem que o povo de Lucena não conhecia a obra de seu conterrâneo, Américo Falcão (1880-1942). O escritor exaltava em seus escritos a sua terra natal.

Américo Augusto de Souza Falcão, representante do Romantismo na Paraíba, é considerado o poeta do mar, o cantor das praias. Herdou o lirismo extravagante da escola de Castro Alves, com influencias do Parnasianismo. Publicou “Auras Parahybanas” (1879), “Praias” (1909), “Náufragos” (1914), “Visões de Outrora” (1924), “A Rosa de Alençon” (1926) e “Soluços de Realejos” (1934).

Formado em Direto pela Faculdade de Direito do Recife, Américo Falcão trabalhou no jornal A União e em várias revistas e jornais da época. Foi diretor na biblioteca Pública do Estado, sócio do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), patrono da cadeira 38 da Academia Paraibana de Letras (APL).

 

Serviço

Exposição “Visões de Outrora”

Local: Centro Cultural Casa da Pólvora (Ladeira de São Francisco, s/n – Centro)

Dia: Terça-feira (18)

Hora: 14h

Classificação: Livre

Evento gratuito