Centro da Cidadania LGBT ganha ampliação no Dia Internacional ao Combate contra a Homofobia

Por Hellen Nascimento - em 1083

 Mais uma conquista para o movimento LGBT em João Pessoa. O Centro da Cidadania LGBT através da Coordenadoria de Promoção Cidadania LGBT e Igualdade Racial ganhará uma ampliação de 10 novas salas e espaços terapêuticos de atendimento e vai disponibilizar uma série de novos serviços para o público. A entrega da ampliação acontecerá às 9h, no dia 17 de maio, data em que marca o Dia Internacional Contra a Homofobia.

 No local, que fica localizado no Parque da Lagoa, nº 196, o público LGBT vai poder contar com apoio psicológico, jurídico, serviço social, inclusão para casa própria, cursos profissionalizantes, práticas complementares de saúde como massoterapia entre outros, encaminhamento para Unidades de Saúde da Família referência para LGBT, casas de acolhida com quartos exclusivos para o público LGBT, além de serviços que ajudarão o cidadão na sua inserção ao mercado de trabalho como Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), assim como parceria com empresas do poder privado como Contax, Aec e Manaçaí.

 “Faz 25 anos que a homossexualidade deixou de ser considerada doença e precisamos endossar as parcerias e as políticas públicas para a população LGBT. Ter um espaço totalmente voltado para esse público em João Pessoa é um avanço para a causa e necessário para o combate ao preconceito e a violência”, explicou o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia.

 Marco- No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da classificação de doenças, ou problemas relacionados à saúde. Desde então, o 17 de maio foi escolhido como símbolo de luta pela diversidade sexual, contra a violência e preconceito.