Centro de Referência da Mulher completa 7 anos com mais de três mil atendimentos

Por - em 977

mulheres_centrodereferenciadamulher_ednalvabezerra_foto_corneliofelipe_003O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB), ligado à Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), completa sete anos nesta sexta-feira (12) e promove uma série de atividades para marcar a data. Neste período, mais de três mil mulheres passaram pelo serviço de atendimento especializado no enfrentamento à violência doméstica.

A programação desta sexta começa a partir das 8h e conta com aulas de yoga, oficinas, performance e exposição de artesanato com produtos confeccionadas pelas usuárias do CRMEB. As atividades serão concentradas na sede do Centro, localizado na Rua Afonso Campos, 111, Centro. Confira a programação completa abaixo.

Além disso, o CRMEB realiza uma programação que se estende até o final do mês, com palestras e rodas de diálogos sobre violência doméstica, serviços oferecidos pela rede de atendimento à mulher na Capital e sobre a Lei Maria da Penha, que completou oito anos no mês de agosto.

Para a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, Liliane Oliveira, além do volume de mulheres atendidas neste período, é importante ressaltar que nenhuma usuária do Centro foi morta depois de passar pelo serviço e que a grande maioria está livre do ciclo de violência. “A grande maioria das mulheres que aparecem na mídia assassinadas não passou por um serviço de atendimento à vítima de violência. À medida que elas procuram o serviço e passam a ter a clareza do risco que estão vivendo, elas passam a se prevenir”, afirma Liliane.

Circuito de palestras – A partir do dia 13, no auditório da Universidade Federal da Paraíba, o CRMEB retoma as palestras e rodas de diálogos nas comunidades. O diálogo sobre violência doméstica será feito com uma turma do Projovem das 10h às 12h30. No dia 18, a equipe dialoga sobre os desafios e avanços da Lei Maria da Penha na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município, às 14h.

Além dos técnicos do CRMEB e da SEPPM, várias instituições participarão da discussão, como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Juizado Especializado, Promotoria, Defensoria, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, movimentos feministas e de mulheres.

Para falar sobre os serviços oferecidos pelo Centro de Referência, a equipe vai promover palestras e rodas de diálogos nos dias 23 e 25 de setembro. A primeira ocorrerá na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, às 14h. No dia 25, duas equipes atenderão o Distrito Sanitário IV e o Instituto Cândida Vargas, ambos às 14h. O circuito promovido pelos técnicos da SEPPM nas comunidades e órgãos da prefeitura iniciou no último dia 4, em Mandacaru, Distrito Sanitário III e Funcionários II.

Programação do dia 12 de setembro

Manhã

8h – Acolhimento com terapeuta

8h30 – Abertura com a participação da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Borges, e da coordenadora do CRM, Liliane Oliveira.

09h30 – Aula de Yoga

10h – Performance

10h30 – Coffee Breack

11h – Oficina de Reflexologia

Tarde

14h – Oficina de Reflexologia

15h – Oficina da Racco

16h10 – Encerramento com Yogadance