Centro Ednalva Bezerra se torna referência para municípios vizinhos

Por - em 1270

Em 2014, o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB), um equipamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), ligado à Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), atendeu quase 300  mulheres, e entre elas, algumas moradores de cidade vizinhas, como Cabedelo, Bayeux e Santa Rita. Por causa da qualidade do trabalho feito com mulheres vítimas de violência, o CREB já está se tornando referência para prefeituras de outras cidades paraibanas.

Nesta segunda-feira (26), a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da cidade de Cabedelo, Mônica Pimentel, junto com a sua equipe, esteve reunida com a coordenação do Centro de Referência para fortalecer uma parceria já existente, e saber a forma como é feito o atendimento e o acompanhamento em João Pessoa.

“De alguma forma isso é o reconhecimento do trabalho que fazemos no Centro, e do serviço que prestamos para essas mulheres que tanto precisam do nosso apoio. Mulheres da cidade de Cabedelo já nos procuram, e agora será feita a formalização desse trabalho com a Secretaria de Mulheres do município. A nossa diferença é que fazemos o atendimento e o acompanhamento. Quando a mulher é atendida no nosso Centro, ela sai com todos os serviços encaminhados, seja na área da saúde, algo jurídico, além do atendimento psicológico”, explicou a Coordenadora Administrativa do CRMEB, Maria das Graças Araújo Farias.

Para a chefe de gabinete da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Cabedelo, Iza Heráclito, essa reunião resultou na confirmação de uma parceria que irá beneficiar, principalmente, as mulheres vítimas de violência da cidade de Cabedelo: “Como o nosso município ainda não tem um centro de referência, queremos fortalecer a Rede de Proteção através desse diálogo com o Centro de Referência Ednalva Bezerra. Podemos contribuir através de estudos de caso, e encaminhar informações sobre essa mulher que facilitem o trabalho executado aqui”.

Sobre o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra – O CRMEB é um espaço que acolhe, orienta e encaminha as mulheres para Rede de Atendimento do município de João Pessoa, e para isso, atua com uma equipe multiprofissional formada por psicólogas, assistentes sociais, advogadas e arte educadoras.

No CRMEB as mulheres percebem que não existe apenas a violência física ou sexual, mas também a violência psicológica (insultos, ofensas, intimidações, manipulação, humilhações e ameaças que atingem a autoestima da mulher), moral (calúnias, difamações ou injúrias à honra ou á reputação da mulher) e patrimonial (retenção e/ou destruição de instrumentos de trabalho, documentos, dinheiro, cartões de crédito e não pagamento da pensão alimentícia).

O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra funciona de segunda até sexta-feira, das 7h às 19h, na Rua Afonso Campos, 111, Centro de João Pessoa.