Centro Margarida comemora Dia da Consciência Negra com caminhada
“Mais Negro, Mais Zumbi”. Esse é o tema da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20), pelo Centro de Formação Cidadã Margarida Pereira da Silva (CFCMPS), em parceria com a Escola Estadual Ana Higina e o Grupo de Capoeira Angola dos Palmares.
O evento terá início às 14h, com uma Caminhada na Comunidade do Róger, com a participação das crianças e adolescentes usuárias do Centro, alunos das Escolas Municipais Frei Afonso e João Coutinho, Escola Piollin, Casa Pequeno Davi e do Projeto Beira da Linha.
Verônica da Silva Oliveira, coordenadora do Centro Margarida, considerou o evento de grande importância pelo seu caráter de alerta contra o racismo. “É um dia em que mostraremos nas ruas, junto com a criançada e seus familiares, a importância da construção de uma sociedade mais humana e livre de preconceitos”, acrescentou.
A caminhada será realizada em duas vertentes, com concentração e saídas simultâneas: uma partindo do Centro Margarida, na Rua Professor Cizenando Costa, 57, e a outra da Escola Municipal João Coutinho, no Baixo Róger. O encontro dos participantes se dará na Escola Ana Higina, na Comunidade Terra do Nunca, também no Baixo Róger, local onde serão desenvolvidas as apresentações culturais.
Programação – A programação inicia com um desfile de Penteados Afro, em seguida haverá apresentação de dança Hip Hop, Floreio (salto), com alunos do Centro Margarida.
O Grupo Angola de Palmares fará uma Roda de Capoeira e Maculelê, depois haverá apresentação musical dos meninos e meninas da Casa Pequeno Davi; performances de circo e teatro da Escola Piollin, encenação com poesias, com alunos da E.M João Coutinho e apresentação da Capoeira mais Educação, da E.M. Frei Afonso.
O professor Irenaldo, do Terreiro Ilê Axé Oia Onira, fará uma apresentação especial com um grupo de Dança Afro. Durante a programação, estarão em exposição, telas óleo sobre tela, pintadas pelos alunos do Centro Margarida.
Centro de Formação Cidadã Margarida Pereira da Silva – O Centro Margarida, Ele é um dos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), sob a direção da Diretoria da Ação Social (DAS). Tem como objetivo oportunizar as crianças e adolescentes dos abrigos, de exercitar o direito à cidadania e ao conhecimento de forma ludo-pedagógica.