Centros de Referência da Juventude passam por inspeção para avaliação das políticas públicas

Por - em 650

739c2196-72e7-4800-a7bc-ab393682d85eOs cinco Centros de Referência da Juventude mantidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) passaram por uma inspeção do Conselho e Coordenação Municipal de Juventude nesta quarta-feira (17). Os dois órgãos avaliaram como as políticas públicas desenvolvidas para os jovens da Capital estão sendo ofertadas dentro dos equipamentos. A comitiva irá agora elaborar um documento para ser entregue ao prefeito Luciano Cartaxo como resultado da avaliação.

Além dos cinco Centros, que juntos atendem mais de mil pessoas nos bairros do Alto do Mateus, Funcionários II, Mangabeira, Rangel e Valentina, a comitiva visitou também a Praça da Juventude – atualmente o maior equipamento da PMJP destinado aos jovens para a prática de lazer e recreação. Para a coordenadora municipal da juventude, Marília França, o momento é de traçar um raio-x dos equipamentos e pensar novas e antigas políticas direcionadas à juventude.

“Nós do conselho, no qual temos representantes da gestão municipal e da sociedade civil, temos que avaliar permanentemente o que está sendo oferecido aos jovens. O objetivo é sempre incrementar e oferecer serviços melhores”, disse Marília França, acrescentando ainda que a juventude pessoense precisa abraçar melhor os espaços públicos e as políticas que a Prefeitura de João Pessoa vem desenvolvendo.d7635653-ad55-4c85-9308-933309e7bc40

“Queremos abranger um número maior de pessoas, mas para isso, é preciso que os nossos jovens participem mais das nossas ações. Temos os centros justamente para isso, além da Praça da Juventude e dos eventos que realizamos em prol da inclusão social dos nossos jovens. São cursos, oficinas e ações culturais voltadas para eles”, concluiu Marília França.

Os Centros – Os Centros de Referência da Juventude proporcionam atividades que procuram atender aos anseios e interesses dos jovens atuando nas áreas de cultura, cidadania, esportes, qualificação profissional e inclusão digital.

Os Centros funcionam como um local de referência que proporciona o acesso aos serviços e as ações voltadas para a juventude nas diferentes Secretarias da Gestão Municipal. O objetivo é criar uma rede de apoio e enfrentamento aos fatores de vulnerabilidade social que ameaçam o desenvolvimento, visando à inclusão social e a qualidade de vida da juventude.

Serviços oferecidos:

  • Oficinas de Grafite, Discotecagem (DJ), Rima, Teatro, Música, Dança de Rua, Danças Populares, Capoeira e Percussão;
  • Cursos de Qualificação Profissional;
  • Núcleos do Projovem Adolescente;
  • Estação Digital;
  • Rodas de Diálogos com temáticas voltadas para o público juvenil;
  • Apoio a ações comunitárias como grupos de danças, teatro, cultura, escolinhas de Futsal, Karatê, entre outras atividades.