Choramigo leva os clássicos do choro para a Praça Rio Branco neste sábado

Por - em 360

O grupo Choramigo é a atração do projeto Sabadinho Bom que acontece neste sábado (20), a partir do meio dia, na Praça Rio Branco, localizada no Centro Histórico da Capital. O evento, que acontece semanalmente aos sábados, é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultura (Funjope).

Na edição deste sábado (20), o projeto levará o público a um verdadeiro passeio pelos clássicos do choro, imortalizados por ícones do gênero como Ernesto Nazareth, Sivuca, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga, Avena de Castro e Pixinguinha. Tudo isso sobre o comando de um grupo formado há seis anos e que já conta com um repertório com mais de 60 músicas.

Formação – O grupo, que tem na sua formação Pelággio (violão de sete cordas), Ednor Macedo (bandolim), Tony (percussão), Anderson (pandeiro) e Ivan (cavaquinho), surgiu no ano de 2006 em reuniões de roda de choro. Eles participam com frequência de apresentações em barzinhos na Capital e em outros Estados, a exemplo de Recife (PE) e Santana do Cariri, no Ceará.

O repertório do grupo, composto por mais de 60 músicas, destaca grandes composições como ‘Ainda me recordo’ e ‘Cinco companheiros’ de Pixinguinha; ‘Bambino’, de Ernesto Nazareth; ‘Benzinho’, ‘Bola Preta’, ‘Gostosinho e Implicante’, de Jacob do Bandolim; ‘Choro Negro’, de Paulinho da Viola; ‘Chorinho antigo’, de Waldir Azevedo; ‘Eu quero é sossego’, de Cachimbinho e ‘Choro serenata’, do paraibano Sivuca.

Sabadinho Bom – Considerado um dos projetos culturais que mais se adaptou ao ambiente central da Capital, o evento se fixou no calendário da cidade e a cada nova edição, conquista um público maior, formado por pessoenses e turistas.

A cada nova semana, o projeto apresenta o melhor do choro na voz e nos acordes dos principais grupos pessoenses e de cidades próximas, mas também abre espaço para a apresentação de atrações nacionais. O espaço onde é realizado o projeto ‘Sabadinho Bom’ foi revitalizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e faz parte do Conjunto Arquitetônico da Capital, sendo ainda Patrimônio Histórico Nacional.

Conhecida também como Praça do Erário, o logradouro está localizado em frente ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre as ruas Visconde de Pelotas e Duque de Caxias. O local foi recuperado através da parceria do Iphan com o governo municipal.