Chorinho do grupo Azeitona do Trombone é atração do Sabadinho Bom
Na tarde deste sábado (15), a Praça Rio Branco, no Centro Histórico da Capital, vai ser embalada pelo melhor do chorinho com interpretação de Azeitona do Trombone, membro do premiado Quarteto de Trombones da Paraíba. O evento acontece a partir do meio dia, em uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).
Gilvando Pereira da Silva (Azeitona) irá apresentar ao público pessoense e turistas algumas composições do CD solo independente lançado no fim do ano passado, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Além disso, quem for à Praça Rio Branco vai se encantar com outras obras instrumentais em uma viagem histórica ao coração da cidade. Em um dos lugares mais lindos e nostálgicos de João Pessoa, o Sabadinho Bom deste sábado será em clima de resgate e saudosismo.
Azeitona – Gilvando Pereira graduou-se pela UFPB no bacharelado em trombone, na classe dos professores Radegundis Feitosa e Sandoval de Oliveira, em 1995. Exerceu a função de trombonista titular na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, de 1989 a 1994, e na Sinfônica da Paraíba de 1994 a 1998. Há dez anos integra o Quarteto de Trombones da Paraíba, tendo participado de diversos eventos no Brasil e no exterior, além da participação na gravação de três CD´s.
É sócio fundador da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT) e representante regional. Participou do Festival Internacional de Trombones 2002 na University of North, Texas (EUA), promovida pelo ITA (Internacional Trombone Association). Atualmente é professor de trombone na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando nos cursos de bacharelado, técnico, básico e extensão.
Sabadinho Bom – Considerado um dos projetos culturais que mais se adaptou ao ambiente central da Capital, o evento se fixou no calendário da cidade e a cada nova edição conquista um público maior, formado por pessoenses e turistas.
A cada nova semana, o projeto apresenta o melhor do choro na voz e nos acordes dos principais grupos pessoenses e de cidades próximas, mas também abre espaço para a apresentação de atrações nacionais. O espaço onde é realizado o projeto Sabadinho Bom foi revitalizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e faz parte do Conjunto Arquitetônico da Capital, sendo ainda Patrimônio Histórico Nacional.
Conhecida também como Praça do Erário, o logradouro está localizado em frente ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre as ruas Visconde de Pelotas e Duque de Caxias. O local foi recuperado graças a uma parceria do Iphan com o governo municipal.