Choro e chorinho se misturam no repertório de Chagas Fernandes
André Cananéa
Choro e chorinho integram o cardápio musical que o violonista Chagas Fernandes e seu quarteto oferecem na hora do almoço, no palco do Sabadinho Bom deste sábado (29), em João Pessoa. O projeto, realizado todos os sábados, a partir das 12h30, na Praça Rio Branco, é uma iniciativa da Prefeitura da Capital, através de sua Fundação Cultural (Funjope).
“Choro é uma coisa, chorinho é outra”, diferencia Fernandes. “O choro é mais antigo, veio do maxixe, é mais ligado ao samba. O chorinho é uma variação mais moderna, com espaço para o improviso”, ensina o instrumentista cearense, radicado há décadas na Paraíba.
Clássicos como ‘Sons de carrilhões’, de João Pernambuco, ‘Odeon’, de Ernesto Nazareth, e ‘Lamento’, de Pixinguinha’, estarão no roteiro da apresentação para ilustrar o choro. “Já ‘Tico-tico no fubá’ (de Zequinha de Abreu) esta mais para um chorinho”, pondera.
Do chorinho, o quarteto promete sacar ‘Caixa de fósforo’, de Othon Gomes da Rocha Filho, ‘Pintôso’, de Vicente Ferreira, e um clássico de Dilermando Reis, ‘Tempo de criança’.
A essa aula de choro e chorinho, Chagas tempera o repertório com releituras de artistas paraibanos, como Zé Ramalho (‘Táxi lunar’), Geraldo Vandré (‘Caminhando e cantando’), Sivuca (‘Feira de mangaio’), Canhoto da Paraíba (‘Tua imagem’), além de tango (‘Por una cabeza’, ‘La Cumparsita) e até uma ‘Valsa venezuelana’, a número dois, de Antonio Lauro.
“A gente vai moldando o repertório de acordo com o que o público vai pedindo”, informa Chagas, cujo violão será acompanhado pelo “sete cordas” de Jerônimo Pedro, a bateria de Jonas e a percussão de Duda.
Biografia do artista – Cearense de Mauriti, Chagas está radicado em João Pessoa há mais de 30 anos, onde se formou em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) há 20.
Ao longo da carreira, gravou uma série de obras instrumentais que resultaram em cinco CDs e um DVD. Algumas parcerias foram feitas com Os Nonatos, Oliveira de Panelas, Daudeth Bandeira, João Paraibano e com o ator Jackson Antunes.
SERVIÇO
Sabadinho Bom apresenta Chagas Fernandes e banda
Quando: Sábado (29), das 12h30 às 15h
Onde: Praça Rio Branco, Centro, João Pessoa
Gratuito