Ciclistas aprovam Ciclofaixa de Lazer que começa a funcionar neste domingo
Anunciada na quinta-feira (19) pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, a Ciclofaixa de Lazer que começa a funcionar a partir deste domingo (22) entre o Busto de Tamandaré e o Parque Solon de Lucena (Lagoa) contou com a aprovação de entidades e ciclistas da cidade. As faixas de tráfego próximas ao canteiro serão isoladas por cones para uso exclusivo de ciclistas.
“Esperamos criar uma cultura nova, que não sirva apenas ao automóvel, levando a população a percorrer os espaços públicos e conhecer a cidade em que vivemos”, disse o presidente da Federação Paraibana de Ciclismo (FPC), Paulo Pereira de Souza, para quem a iniciativa do poder executivo municipal é mais uma ação no sentido de humanizar a cidade e incentivar ainda mais a população a usar a bicicleta.
Os elogios dos ciclistas não pararam por aí. André Nascimento, do grupo Pedal Jampa, vibrou com anúncio do prefeito. “Essa Ciclofaixa de Lazer é o melhor presente para os ciclistas de João Pessoa”, ressaltou.
O mesmo sentimento foi compartilhado pelo ciclista Vitor Ramalho, da Torre, que considerou a iniciativa formidável. “É muito lindo essa mistura de pessoas e bicicletas nas ruas. Ocupar as ruas é importante para humanização da cidade, melhor ainda se essa ocupação for por meio da bicicleta.”
O projeto da Ciclofaixa de Lazer foi concebido pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana e conta com apoio de 12 secretárias municipais. Para o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, a Ciclofaixa multiplica as opções de lazer para o pessoense e entra no conceito de sustentabilidade e vida saudável que a prefeitura pensa para a cidade.
“É uma iniciativa maravilhosa da PMJP. Isso mostra que medidas simples podem mudar a cara da cidade, e é isso que queremos: uma João Pessoa mais humana, uma cidade para se viver melhor”, disse o ciclista Bruno Cipriano, que mora no Cristo Redentor, e utilizada a bicicleta para o trabalho e lazer.
A Ciclofaixa de Lazer será implantada entre as 7h e as 16h de todos os domingos com sinalização adequada que também será feita futuramente no asfalto. Adultos e crianças de qualquer idade podem circular pelo local. É indicado o uso de equipamento de segurança (capacete e retrovisor), além dos cuidados com a alimentação, vestimentas e proteção à pele.
Ciclofaixa de Lazer em números:
Trajeto – Busto de Tamandaré (ligação com a ciclovia da orla), Avenida Epitácio Pessoa e Lagoa;
13 quilômetros de trajeto;
Cada faixa isolada tem 3 metros de largura;
12 secretárias envolvidas no projeto;
80 monitores trabalhando na orientação ao ciclista (40 por turno);
60 agentes de mobilidade monitorando os cruzamentos ao longo do trajeto (30 por turno);
2 coordenadores operacionais e 2 coordenadores de planejamento;
2.600 cones vão fazer a segregação da via (canteiro central).