Cine Funjope exibe o longa-metragem “Cabra-Cega” nesta quinta e sexta

Por - em 372

A relação limite de dois jovens militantes da luta armada, que vivem o sonho do projeto revolucionário, é o fio condutor do filme “Cabra-Cega”. O longa-metragem, vencedor de seis prêmios no Festival de Brasília em 2004, será exibido nesta quinta-feira (6), às 18h30, e na sexta-feira (7), a partir das 12h30, no Cine Funjope Linduarte Noronha. A entrada é gratuita e o local fica no segundo andar da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

“Cabra-Cega”, lançado em 2005, é dirigido pelo cineasta paulista Toni Venturi. O longa-metragem possui 108 minutos de duração. A obra aborda, em tom intimista, o tema da luta armada de 1970, enfatizando os sentimentos e a humanidade de dois personagens, construindo um panorama original da época.

Na história, Tiago (Leonardo Medeiros) é o comandante de um “grupo de ação” de uma das organizações da ultra-esquerda brasileira. Ele é ferido à bala em uma emboscada da polícia, sendo obrigado a se esconder na casa de Pedro (Michel Bercovitch). Enquanto isso, Rosa (Débora Duboc) é militante de base e filha de operário. Ela é o contato de Tiago com o mundo, além de ser sua enfermeira. O desenrolar da narrativa acontece em um momento em que a organização está debilitada e discute o abandono da estratégia armada.

Cinema gratuito no Centro – A inauguração do Cine Funjope Linduarte Noronha, pelo prefeito Luciano Agra, proporcionou o retorno de uma sala de cinema para o Centro da Cidade. Ao mesmo tempo, a iniciativa responde a uma necessidade histórica de realizadores, produtores e profissionais da Capital ligados ao audiovisual.

O novo equipamento funciona no segundo andar da sede da Fundação Cultural de João Pessoa (Rua Duque de Caxias, 352, Centro) e tem capacidade para 150 lugares. A programação mensal inclui produções locais, regionais e nacionais, contando ainda com um acervo doado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), que disponibilizou cerca de 400 filmes.