Cinema movimenta a 4ª edição Semana Nacional de Quadrinhos da Estação Cabo Branco

Por - em 1660

Adriana Crisantotintim-filme

Dois filmes que envolvem o universo dos quadrinhos e HQ´s movimentam nesta quarta-feira (27) a 4ª edição da Semana Nacional de Quadrinhos da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Na programação estão incluídas as exibições do documentário “DC Comics” e “As Aventuras de Tin Tim”.

As exibições acontecerão no espaço expositivo do primeiro pavimento da Torre Mirante. A entrada é aberta ao público de todas as idades, no entanto, o público deve ficar atento aos horários. O documentário DC Comics será exibido pela manhã, a partir das 10h, e As Aventuras de Tin Tim a partir das 15h.

O documentário data de 2010, quando DC Comics completou 75 anos de existência. Nele os criadores tentam, em 90 minutos, contam sete décadas e meia da história da editora, do nascimento aos dias de hoje. Personalidades como Neal Adams, Neil Gaiman, Len Wein, Denny ONeill, Jim Lee, Grant Morrison e outros, dão sua contribuição para contar esta saga da editora que praticamente inventou os super-heróis como só conhecemos hoje. Narrado pelo ator Ryan Reynolds, o Lanterna Verde. No elenco estão: Ryan Reynolds, Zack Snyder, Sam Huntington, Francis Lawrence, David Cronenberg, Bryan Singer, Frank Langella, Margot Kidder, Lynda Carter, Richard Donner, Frank Miller, Ronald Reagan, George Reeves, James McTeigue e Neil Gaiman.

A tarde, 15h, sera exibido no mesmo local o filme “As Aventuras de Tin Tim” (no original em francês, Les aventures de Tintin) é o título de uma série de histórias em quadrinhos (banda desenhada, em Portugal) criada pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, em 1929.

O herói das séries é o personagem Tin tim, um jovem repórter e viajante belga. Ele é auxiliado em suas aventuras desde o início por seu fiel cão Milu (Milou, em francês). Os dois apareceram pela primeira vez em 10 de janeiro de 1929, no Le Petit Vingtième, um suplemento do jornal Le Vingtième Siècle destinado ao público infantil. Mais tarde, o elenco foi expandido com a adição do Capitão Haddock, entre outros personagens pitorescos.

Esta série de sucesso era publicada em semanários e, ao término de cada história, os quadrinhos eram reunidos em livros (23 no total, em 2008). Ela ganhou uma revista própria, de grande tiragem (Le Journal de Tintin) e foi adaptada para versões animadas, para o teatro e também para o cinema. As séries são uma das histórias em quadrinhos européias mais populares do século XX, sendo traduzidas para mais de 50 línguas e tendo mais de 200 milhões de cópias vendidas.

As séries de histórias em quadrinhos são há muito admiradas por seus desenhos claros e expressivos, com o estilo ligne claire, típico de Hergé. O autor emprega enredos bem elaborados de gêneros variados: aventuras swashbuckler com elementos de fantasia; mistério; espionagem; e ficção científica. As histórias nas séries de Tintim caracterizam-se tradicionalmente pelo humor em cenas de ação, o que equivale em álbuns posteriores à sofisticada sátira e comentários de cunho político-culturais.

O evento – A 4ª edição da Semana Nacional de Quadrinhos teve início ontem e reúne nomes conhecidos do universo dos quadrinhos, a exemplo de Mike Deodato, John Monteiro, Eddy Barows, Emir Ribeiro, Alzir Alves, Thais Gualberto e outros. “A Semana ao mesmo tempo em que informa o público sobre as novidades que acontecem no cenário dos quadrinhos, também aproxima o desenhista e quadrinista de seu público”, disse o organizador do evento, o quadrinista Hausman Santos.JLA-Alex-Ross-dc-comics-663195_1024_768

No local o visitante vai encontrar a exposição intitulada “Entre Linhas”, que congrega uma coletânea de mais de 20 trabalhos estaduais e nacionais no espaço expositivo da Torre Mirante. O público que for ao local terá a oportunidade de ver ou adquirir trabalhos produzidos diretamente pelos artistas. No dia 31 de janeiro (domingo) haverá uma tarde de autógrafos com: Josival Fonseca, Gabriel Jardim, Izaac Brito, Emir Ribeiro, Thais Gualberto, Ricardo Jaime, Megaron e Raoni Xavier, Jairo César.

No espaço expositivo haverá mesas e estande de venda de quadrinhos com as editoras Patmos, SBS Livraria Internacional e a Comic House. Nove filmes em vídeos serão exibidos no espaço expositivo do primeiro pavimento, próximo à exposição Entre Linhas. “Os filmes são os mais variados e foram escolhidos como forma de também contemplar a nona arte”, comentou Hausman Santos.

O professor de mídias digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Alberto Pessoa, estará ministrando uma palestra sobre o universo dos quadrinhos no dia 29 de janeiro, às 15h, e o arte educador Hausman Santos fará uma oficina de quadrinhos no dia 28 de janeiro.

A Semana foi idealizada pelo arte educador, ilustrador e quadrinista da Estação Cabo Branco, Hausman Santos, que faz parte da equipe técnica do setor de gestão educacional da casa. “Por conta do lançamento dos trabalhos do quadrinista Angelo Augustini, desenhista italiano que firmou carreira no Brasil e foi o artista gráfico mais importante do segundo reinado”, explicou Hausman Santos.

A primeira edição aconteceu em 2012 e teve como tema “La Bouche da Paraíba”, uma exposição de lançamento de uma HQ francesa em que reuniu uma coletânea de trabalhos de vários artistas paraibanos. O lançamento ocorreu, simultaneamente, na Paraíba e na França. Em 2013 seguiu a edição da semana de quadrinho, mas a exposição assumiu o formato de uma coletânea anual de trabalhos nacionais. Também neste ano o quadrinista da Marvel Comic, Mike Deodato, lançou seu arte book como uma prévia antes de seu lançamento oficinal na Comic Com dos Estados Unidos. A terceira edição aconteceu em 2014 e contou com a participação Escola de Artes Gráficas (Gracom). Nesta edição também tiveram os lançamentos das Graphic Novels da Maurício de Sousa Produções que tinham realizado uma palestra prévia na Estação das Artes com a presença do editor Sidney Gusman e os desenhistas Shiko e Gustavo Duarte. Em 2015, devido às obras no local, teve apenas a exposição “Entre Linhas” mostrado o trabalhos dos artistas.

Confira abaixo a programação da Semana Nacional de Quadrinhos:

4ª EDIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE QUADRINHOS

Período: 26 a 31 de janeiro de 2016

Local: 1º pavimento da Torre Mirante – Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

 PROGRAMAÇÃO (*)

*Programação sujeita a modificações no decorrer do evento

 ARTES VISUAIS

Exposição: Entre Páginas

 Expositores:

Mike Deodato Borges – Star Wars (Vader) – Marvel

Eddy Barows – Martian Manhunter/Nightwing

MSP Grafhic – O Louco-Fuga/ Mônica: Lições/ Penadinho/Turma da Mata: Muralha

Henrique Magalhães: Maria Quarentona

John Monteiro – Cantinela

Luiz Elson – Revista Maturi

Thais Gualberto Lima – Revista Coletivo Sanitário

Ricardo Jaime – Bicho Mix

Raoni & Megaron – Xavierez 2/Ariano Suassuna em Quadrinhos/José Lins do Rego em quadrinhos

Emir Ribeiro – 42 anos de Velta/ Velta e Raio Negro

Alzir Alves – Projeto Mirage

Gabriel Jardim – De dentro da Couraça

Josival Fonseva (Val Fonseca) – José Américo de Almeida em quadrinhos (Patmos)

Izacc Brito – Epitácio Pessoa em quadrinhos (Patmos)

 TARDE DE AUTOGRAFOS:

Dia 31 de janeiro (domingo)

Horário: 15h às 17h

Local: Espaço expositivo do evento

Quadrinistas: Josival Fonseca, Gabriel Jardim, Izaac Brito, Emir Ribeiro, Thais Gualberto, Ricardo Jaime, Megaron e Raoni Xavier, Jairo César.

 PALESTRA

Alberto Pessoa – Professor do curso de Mídias Digitais da UFPB.

Dia: 29 de janeiro (sexta-feira)

Hora: 15h

Local: 1º pavimento da Torre Mirante

 OFICINA DE QUADRINHOS

Hausman Santos – Quadrinista, ilustrador e arte educador da Estação Cabo Branco

Dia: 28 de janeiro (quinta-feira)

Hora: 15h

Local: 1º pavimento da Torre Mirante

 VÍDEOS

Dias: 26 a 31 de janeiro

Horário das exibições: 10h (manhã) e 15h (tarde)

Local: 1º pavimento da Torre Mirante

 Filmes:

Terça-feira (26):

Capitão Harlock

Hora: 10h

Os Vingadores: Confidencial

Hora: 15h

Quarta-feira (27)

Documentário da D Comics

Hora: 10h

As Aventuras de Tin Tim

Hora: 15h

Quinta-feira (28)

Ghost in The Shell 2: Innocence

Hora: 10h

*A tarde não haverá exibição devido às palestras e oficinas que acontecerão no local.

Sexta-feira (29)

Castle in the sky (Castelo no Céu) do Estúdio Ghibli

Hora: 10h

*A tarde não haverá exibição devido às palestras e oficinas que acontecerão no local

Sábado (30)

Cine Gibi – Turma da Mônica

Hora: 10h30

Dragon Ball Z – O Renascimento de Freeza

Hora: 15h

Domingo (31)

Batman – Ataque ao Arkham

Hora: 10h

*A tarde não haverá exibição devido à tarde de autógrafos com os quadrinistas.

SERVIÇO:

4ª EDIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE QUADRINHOS

Período: 26 a 31 de janeiro de 2016

Local: 1º pavimento da Torre Mirante – Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

CONTATO PARA IMPRENSA

Hausman Santos (Quadrinista e arte educador da Estação Cabo Branco)

Email: hausmans@gmail.com

Fone e Whatsapp: (83) 9.8852.8083