Circuito das Praças movimenta 21 espaços públicos na sexta e sábado
Um leque de atrações culturais movimenta diferentes espaços públicos da Capital nesta sexta-feira (10) e sábado (11), dentro do projeto Circuito Cultural das Praças, que é realizado de setembro a fevereiro. Neste período o projeto promove shows musicais, performances, peças teatrais e apresentações da cultura popular numa promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).
Nesta sexta-feira (10), a partir das 20h, a Praça da Amizade, localizada no bairro do Rangel, ganhará o brilho, a sonoridade e a dança da Lapinha Jesus de Nazaré, um trabalho do Mestre Maciel, que foi herdado de sua mãe Maria José de Souza. Atualmente participam da brincadeira dezessete componentes, entre crianças e adolescentes. Trata-se de uma brincadeira popular tradicional trazida para o Brasil pelos jesuítas e que também é uma disputa entre os cordões azul e vermelho. Durante a apresentação, o público participa votando no cordão de sua preferência. Esse voto se dá através de uma pequena importância simbólica anotada em um quadro-negro.
A Praça da Paz, nos Bancários recebe no mesmo horário o grupo Literart, que apresenta um espetáculo de caráter educativo, que faz uma verdadeira junção entre o teatro e a literatura, utilizando dinâmicas de interação com o público, em especial, crianças e jovens. O Literart, que encena histórias de escritores consagrados, a exemplo de Monteiro Lobato, Cecília Meireles e Clarisse Lispector, além de contos populares de domínio público, é formado pelas arteeducadoras Joseane Bezerra, Josicleide Bezerra e Daniele dos Santos.
Ainda na zona Sul da Capital, às 20h, a Praça do Coqueiral, em Mangabeira, a população vai ter acesso a poesia popular marcada por improvisos bem humorados e desafios, com os cantadores-repentistas Pedro Firmino e Pereira Santos. Próximo dali, no conjunto Cidade Verde, na Praça João Balula, o Grupo Graxa de Teatro apresenta a peça Faz de Conta. A peça narra um trecho na vida de dois personagens, Bô, interpretado por Ingrid Castro, e Neco, por Joht Cavalcanti, que seguem de praça em praça, de teatro em teatro, de escola em escola, brincando com os mais famosos contos clássicos infantis, transformando-os a mercê de suas vontades.
Mais tarde, a partir das 22h, a Praça Antenor Navarro, localizada no Centro Histórico, será animada pelo reggae jamaicano da banda Tribo Ras, que aborda em suas composições temas do amor e da paz, mensagens sociais e contra a opressão. O repertório conta com músicas autorais, a exemplo de Coração da Vida e Raízes Esquecidas, está última será o título do primeiro EP gravado pela banda, previsto para ser lançado do primeiro semestre do próximo ano. A banda é formada pelos músicos Juninho (trompete), Vinícius o Vile (sax), Anderson China (trombone), Júnior (teclado), Fabiano Lira (bateria), Danilo Ferreira (baixo), Mário (voz), Felipe Saara (guitarra base), Cristiano (guitarra Solo) e Cabeça (vocal).
Som das 6 no Circuito – A Praça Vidal de Negreiros, popularmente conhecida como Ponto Cem Réis, recebe a partir das 18h, a violinista paraibana Belle Soares e a cantora paulista Luiza Possi, que é filha da também cantora Zizi Possi.
Confira a programação do sábado (11), com locais e horários das apresentações.
Praça Rio Branco (Centro) Chorinho Duduta e seu Regional, de meio dia às 14h.
Praça Alcides Carneiro (Manaíra) Espetáculo Cordel Embolado de Ritmos, do grupo de sapateado Tap Arretado, a partir das 17h30.
Praça do Caju (Bessa) Espetáculo Focus, do Grupo de Dança Livre, às 20h.
Praça da Conquista (Padre Zé) Espetáculo O Boi Encantado Um mergulho no maravilhoso mundo do folclore brasileiro, do grupo de teatro de bonecos Boca de Cena, às 20h.
Feirinha de Tambaú Cavalo Marinho do Mestre Zequinha, às 19h.
Praça Augusto Crispim (13 de Maio) – Dal Zapata e Urso Amigo Batucada, às 20h.
Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte (Altiplano) Orquestra Uirapuru, às 17h30.
Praça do Skate (Manaíra) banda In the mood hard blues band, às 20h.
Praça da Mangueira (Alto do Mateus) Espetáculo Hoje é sexta, da Trupe de Teatro e Circo Pirulito, às 20h.
Praça Lauro Wanderley (Funcionários I) Espetáculo Olhos de Isis, às 20h.
Praça Bela (Funcionários II) Espetáculo Cocos e cirandas do Nordeste brasileiro, com o Grupo Imburana de danças populares, às 20h.
Praça da Esperança (Gervásio Maia) Espetáculo Turma do Rói Rói, com o grupo Trovadores Infantis, às 19h.
Praça Cultural (Castelo Branco) banda Pão Mofado, às 20h.
Praça Soares Madruga (Valentina Figueiredo) Espetáculo Julieu e Romieta Junto e Misturado, da Companhia Bagunça do Teatro, às 19h.
Praça Aquiles Leal (Jaguaribe) Espetáculo No dia em qua Judas foi traído, do Grupo de Teatro Aberto da Paraíba Gruta, às 20h.