Classe artística define nomes para a nova comissão do Fundo Municipal de Cultura

Por - em 432

Durante a assembleia realizada na última quinta-feira (21), foram escolhidos os cinco representantes das entidades culturais que serão agora membros da nova Comissão Deliberativa do Fundo Municipal de Cultura (FMC). A eleição aconteceu na sede da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Além dos cinco membros da Comissão Deliberativa do FMC, que representam os agentes culturais, foi escolhida também a suplência dos mesmos. Eles terão um mandato de dois anos. Tiveram direito a voto e a apresentar candidatos os representantes legais das entidades com o Certificado do Cadastro de Entidades de Natureza Cultural. O documento foi emitido dentro de um prazo de até 24 horas antes do início do evento, junto à Secretaria do Fundo Municipal de Cultura, localizada na sede da Funjope.

A Comissão Deliberativa do FMC tem uma composição partidária. Ou seja, são cinco membros do poder público, que já foram determinados, e a mesma quantidade de representantes das entidades culturais, eleitos na última quinta-feira. O presidente da comissão é o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity.

O próximo passo agora é a elaboração do futuro edital do FMC. O dispositivo será formulado pela comissão, seguindo o formato determinado pela lei de 9.560/2001, que instituiu o Fundo Municipal de Cultura. Na próxima terça-feira (26), os membros se reúnem para discutir o assunto.

FMC – O Fundo Municipal de Cultura é o dispositivo pelo qual o governo municipal seleciona, via edital, projetos culturais. Eles são submetidos à análise de viabilidade técnica para receber incentivo financeiro. O objetivo é fortalecer o mercado e dar oportunidade para a realização de iniciativas culturais.

Confira abaixo o nome dos membros que compõem a nova comissão do FMC:

–       Membros indicados pelo poder público: Maurício Navarro Burity; Sandoval Nóbrega de Sousa; Sidney Leonardo Albuquerque de Azevedo; Luiz Gonzaga Firmino Júnior e Maria Valquíria Farias de Figueiredo.

–       Membros eleitos pela classe artística: Francisco de Almeida Noronha (indicado pela Associação Paraibana de Imprensa – API ); Edson Pessoa dos Santos (representante da Organização não Governamental de Desenvolvimento Cultural Popular das Quadrilhas Juninas de João Pessoa – ONG Deculp); Alexsandro Queiróz de Oliveira (representantes da ONG de Cultura Popular Xiado do Xinelo); José Alberto Peregrino Lyra (indicado pela Associação Folia de Rua) e Lourival Juvino Bezerra Júnior (indicado pela Federação de Bandas e Fanfarras da Paraíba).

– Suplente: José Honorato da Silva (indicado pela Associação Cultural Balaio Nordeste)