Clube municipal promove série de atividades para bem-estar na terceira idade

Por Dina Melo - em 1906

 

Dina Melo

A vida, que antes começava aos 40, depois aos 50 e 60 anos, hoje, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pode ser bem vivida até os 73 – e avançando. Contando com as projeções de envelhecimento da população brasileira daqui para a frente, as décadas só se estenderão. E é pensando na qualidade de vida e bem-estar dos pessoenses que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de seu Instituto de Previdência (IPM), mantém o Clube da Pessoa Idosa.

Inaugurado em 2008, o clube é uma instituição socioeducativa que oferece diversas aulas para o público acima dos 60. A lista é longa: Academia ao Ar Livre, Alongamento, Artesanato, Bandinha, Biodança, Dança de Salão, Fisioterapia, Massagem Do-In, Ginástica Gerontológica, Heike e Reflexologia, Hidroginástica, Natação, Informática, Iniciação Teatral, Mosaico, Nutrição, Oficina da Memória, Pilates e Psicoterapia.

Todos os cursos estarão com vagas abertas a partir do dia 18, quando o clube reabre as suas portas depois do recesso de fim de ano. Atualmente, o Clube da Pessoa Idosa conta com 1,6 mil pessoas atendidas na instituição, que funciona no bairro Altiplano Cabo Branco.

Além das atividades permanentes, há também oficinas regulares ao ar livre, como ioga, caminhada e aeróbica – sem contar os bailes, viagens e passeios monitorados por uma equipe multidisciplinar com 28 profissionais. “Já lidei com frequentadores que chegavam aqui sem sequer falar mais, tal o estado depressivo em que se recolheram, e conseguiram simplesmente se abrir com o tempo e o envolvimento nas atividades”, lembra a coordenadora, Elisângela Varandas.

As mulheres lideram a procura pelas aulas, mas a ala masculina responde por 20% dos atendimentos. “Exercitar-se é um bálsamo para corpo, alma e mente. Os primeiros reflexos são sentidos na socialização e recuperação da autoestima do idoso. Em segundo, é que a partir das próprias aulas, muitos levam as amizades para outras esferas da vida. Esta expansão dos laços é especialmente importante para aqueles que limitaram a sua convivência a partir da aposentadoria”, analisa o educador físico José Fernando da Silva, professor de hidroginástica e natação do espaço.

Não somente idosos de João Pessoa, como das cidades vizinhas, encontram lá ocupação, relaxamento e oportunidade de aprendizado numa fase comumente associada ao descanso – mas é justamente quando o cérebro e o corpo mais devem ficar ativos. A expectativa média de vida do brasileiro chegou aos 73,5 anos em 2010 – 11,5 anos a mais do que em 1980.

O envelhecimento saudável está inevitavelmente ligado à qualidade de vida, melhorada pela adoção de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada aliada a exercícios físicos. “Fisicamente, os benefícios de se envolver em uma atividade física vão da melhoria das taxas sanguíneas à desenvoltura e flexibilidade dos movimentos, com ganhos na sua independência e regressão das dores típicas da fase”, enumera o professor José Fernando.

As atividades ajudam a manter a capacidade cardiorrespiratória e diminuem a perda de massa óssea, ao passo que fortalecem a muscular. Quanto aos efeitos psíquicos e sociais, atenuam os sintomas da depressão e ansiedade e melhoram o humor.

Para a dona de casa Maria José Rocha, 60 anos, três anos é o lapso de tempo que separa uma vida de dores decorrentes da fibromialgia da redescoberta do bem-estar. “Faço hidro, aeróbica, artesanato e teatro todos os dias, de manhã e à tarde. Procurei o clube por uma recomendação médica, mas posso dizer hoje que, além das dores, eliminei a falta de ânimo e desculpas para não cuidar de mim”, compara.

A dedicação é tanta que Maria José não deixou as aulas de teatro de lado nem quando ficou de cadeira de rodas por conta de uma cirurgia no pé. “Hoje posso dizer que me encontrei: sou uma nova mulher, disposta para a vida, a desbravar novas sensações. Isso não tem preço”, comemorou.

Serviço:

Clube da Pessoa Idosa

Local: Rua Ana Guedes Vasconcelos, 92-198, Altiplano

Telefone: 3214-8188

Site: http://clube.ipmjp.pb.gov.br/