Coco de Roda do Forte Velho faz encontro de gerações neste sábado

Por - em 1789

Depois de um bom tempo sem se apresentar, o Coco de Roda do Forte Velho volta aos palcos paraibanos levando um dos principais folguedos nacionais ao projeto ‘Corredor Cultural’. O grupo, formado por integrantes de diferentes gerações, é a atração deste sábado (8), a partir das 15h, na Praça Rio Branco. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Para manter viva a cultura do coco de roda, a comunidade do Forte Velho, em Santa Rita, resolveu colocar em prática o ‘Projeto Coco de Roda: Encontro de Gerações’. Por meio da dança e da música, ele visa proporcionar às crianças e os jovens da comunidade o acesso a essa tradição.

O projeto também tem caráter de inclusão social e de objetivo educacional, com o estudo da história do folguedo no Brasil, na Paraíba e na localidade. Também são passados para os jovens informações sobre a música, dança e instrumentos utilizados no coco de roda, como bumbo e ganzá, assim como os temas mais abordados durante a execução das melodias.

Herança afro –  O Coco de Roda de Forte velho é um folguedo inserido na comunidade pelos primeiros negros que povoaram o lugar. A brincadeira é atração nos festejos locais como casamento, aniversários, batizados e festas juninas. Em suas apresentações, o grupo sempre finaliza com a dança da ciranda, que está também atrelada à manifestação da cultura popular.