Coleção do ganhador do FashionTech está em fase final de confecção

Por - em 780

secitec_fashiontech_roupas_foto_corneliofelipe_ (79)Já está em fase final a confecção da coleção completa do ganhador da 3ª edição do FashionTech, Willer Moura. O concurso de novos estilistas é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Estação da Moda – Centro Vocacional Tecnológico.

O FashionTech é um concurso que tem como objetivo capacitar, orientar e profissionalizar pessoas para o mercado de moda local, estimulando assim a geração de emprego e renda na Capital. O vencedor é premiado com o desenvolvimento da coleção proposta, no total de 30 looks, com todas as despesas incluídas, além do desfile de apresentação da coleção e uma visita técnica ao Senai/Cetiqt, no Rio de Janeiro.

De acordo com o estilista Willer Sousa, a confecção completa de sua coleção é uma grande realização. Ele afirma que o trabalho foi realizado em várias etapas, desde a construção do conceito, desenho dos croquis e agora, onde está vendo sua ideia sair do papel e se tornar realidade. “É muito gratificante. A coleção está sendo completamente fiel, desde a modelagem aos materiais que estão sendo usados. Tudo isso é fruto de muito trabalho. É um sonho que está se realizando”, comemora.secitec_fashiontech_roupas_foto_corneliofelipe_ (31)

Para Willer Souza, a Estação da Moda foi primordial para sua profissão.  O estilista, que já foi aluno da Estação, disse que, ao concluir o curso, se sentiu seguro para concorrer ao FashionTech e, após ter ganhado o concurso, sua carreira profissional decolou. “Minha visão de mercado se ampliou. Estou mais conhecido no meio e novas portas foram abertas”, declarou.

Confecção– A costureira Djanete Figueiredo, que também já foi aluna do curso de Corte e Costura da Estação da Moda, está à frente da produção da coleção e afirma que o trabalho é grande, mas que a experiência tem sido muito gratificante. “Cada peça é produzida na máquina de costura, mas grande parte da coleção tem muito trabalho artesanal, que exige conhecimento específico de algumas técnicas, principalmente o Capitonê que é a base da coleção”, explicou.

O Capitonê ou Ponto Casinha de Abelha é uma técnica de confecção em tecido ou outros materiais, que oferece diagramação gráfica produzida através de quadrados retilíneos riscados e costurados para delinear formas geométricas ou orgânicas. A técnica é mais utilizada na confecção de estofamento de móveis, mas, no caso, foi adaptada para a confecção de roupas.

secitec_fashiontech_roupas_foto_corneliofelipe_ (23)Parceria- Devido ao prédio da Estação da Moda estar fechado para reforma, todo trabalho está sendo realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). De acordo com a instrutora da Estação da Moda, que está acompanhando o desenvolvimento da coleção, Leilane Melo, além do Senai disponibilizar uma espaço para abrigar o maquinário e as costureiras, também cedeu alguns instrutores para fazerem a interpretação da coleção para confecção.

Estação da Moda – É um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Trata-se de um espaço destinado à capacitação tecnológica por meio do ensino profissionalizante de corte e costura em máquinas industriais. Além dos cursos permanentes oferecidos pelo CVT, a Estação da Moda ainda realiza projetos e promove eventos voltados para a capacitação, criação e difusão do setor.

O prédio da Estação da Moda, localizado à Rua Rosário di Lorenzo, no Varadouro, está fechado para reforma. As demandas devem ser encaminhadas para a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), localizada no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, ou por meio do telefone 3214-3424.