Coleção inspirada na Bica será atração do Extremo Fashion

Por - em 413

A coleção ‘50 Luas’, desenvolvida na Estação da Moda por meio do projeto Célula de Criação, vai abrir os desfiles do Extremo Fashion, evento de moda que acontece no dia 8 de maio, na Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes, e que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A coleção inspirada no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), foi desenvolvida durante o mês de março por um grupo formado por vários profissionais de moda, incluindo estilista, produtor de moda, modelista e costureira.

O convite deixou o grupo ainda mais motivado desde que a coleção foi apresentada ao público, na última quinta-feira (11). “Construímos uma coleção com 10 looks em 30 dias. Para nós é muito gratificante receber um convite para ver as peças na passarela e mostrar uma proposta conceitual de moda. Com certeza elas ganharão um valor ainda maior”, comentou o estilista e estudante de Letras, Rivaldo Júnior, responsável pelo desenvolvimento da coleção. 

Além de desfiles de moda, o Extremo Fashion vai promover oficinas e palestras relacionadas ao universo da moda. Nomes como o da estilista paulista Fernanda Yamamoto e do modelo Billy Martins já estão confirmados. O evento também faz uma dobradinha com o desfile do FashionTech – concurso de novos estilistas promovido pela Estação da Moda, que será realizado no dia 7 de maio, na Estação das Artes, anexo da Estação Ciência. 

De acordo com o coordenador da Estação da Moda, Romero Sousa, os eventos serão realizados em parceria, para unir forças em torno da moda paraibana. “Ao invés de realizar dois eventos distintos, mas direcionados a um público tão parecido, resolvemos unir forças e criar um grande evento no mês de maio. A junção do Extremo Fashion, organizado pelo produtor George Dellameida, e do FashionTech, pela Estação da Moda, vai agitar a cena local e promover um Dia D da moda paraibana”, explicou Romero. 

Apresentação do grupo – Na última quinta-feira (11), o grupo responsável pela criação da coleção ‘50 Luas’ apresentou o resultado do trabalho a um público formado por acadêmicos, alunos, profissionais e pessoas interessadas no universo fashion. A apresentação aconteceu na Estação da Moda, com o comentário da jornalista especializadaem moda Agda Aquino. 

A secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), Marly Lúcio, conferiu o trabalho do grupo e comentou a importância do projeto. “Projetos como a Célula de Criação, que estimulam a criatividade num regime intensivão de ações, são essenciais para a formação profissional daqueles que lidam com a criatividade no seu cotidiano e que possuem essa característica como essencial para o seu trabalho. Essa é uma contribuição importantíssima que o setor público dá ao mercado de moda da nossa cidade”, disse. 

Para a jornalista de moda Agda Aquino, o grupo desenvolveu uma coleção uníssona, mas que foge do lugar-comum. “O mais positivo do grupo foi encontrar na cidade de João Pessoa inspiração, contribuindo para uma identidade pessoense, isso é o mais bacana de todo o projeto. Nessa coleção específica, eles conseguiram fazer uma coleção uníssona, que tem sintonia. Trabalharam com pregas em todos os looks e o tecido é o mesmo. Para mim, o forte da coleção é a modelagem e a ousadia de sair do lugar comum e tentar buscar coisas diferentes, justamente porque não estão vinculados a uma proposta de mercado, mas de criação”, disse a jornalista. 

Durante o comentário, Agda disse que sentiu falta de alguns elementos importantes da Bica, como os macacos, mas acredita que isso faça parte de imaginário de cada um. “Eu sou nascidaem João Pessoae cresci indo para a Bica, mas isso é uma visão muito individual. O que para mim significa a Bica para você significa outra coisa e não teria como abranger tudo. O que eu gostaria talvez que eles tivessem trabalhado mais era a estampa no tecido. Talvez mais do que a própria modelagem, mas isso é minha visão particular, uma opção que teria feito, mas a coleção foi criada por eles então as opções são válidas”, comentou. 

Os 10 looks foram inspirados em elementos da fauna, flora e arquitetura da Bica. São eles: pavão, leão, bambuzais, oca, borboletas, periquitos, flores, aranha, árvores e a fonte Tambiá, cuja lenda em torno da sua criação inspirou o nome a coleção ‘50 Luas’. 

O primeiro grupo da Célula de Criação é formado pelo estilista e estudante de Letras Rivaldo Júnior, pelo estudante Lucas Silva, a modelista Anne França, as costureiras Luzimar Afonso e Isaura Crispim e a produtora de Moda Vanessa Guimarães. 

Célula de Criação – Os grupos da Célula de Criação são estimulados a desenvolver uma coleção inspirada na cultura local. A Estação da Moda disponibiliza a infraestrutura necessária, incluindo maquinário e tecidos, além de consultoria criativa e técnica. Trata-se de um espaço aberto e gratuito voltado à criatividade. 

Serviço – A Estação da Moda é um Centro Vocacional Tecnológico ligado a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Fica localizada na Rua Rosário Di Lorenzo, Varadouro, em frente à Estação Ferroviária.  Mais informações através do telefone (83) 3218-6160 ou através do e-mailestacaodamodapmjp@hotmail.com. Para ficar por dentro de todas as novidades da Estação da Moda, os interessados também podem curtir a página do órgão no Facebook: “Estação da Moda PMJP”.