Coletivo de fotógrafos “Paraibando” abre nova exposição fotográfica na Estação Cabo Branco
O grupo independente de fotografia “Paraibando” abre nova exposição intitulada “Somos a Paraíba”, nesta sexta-feira (19), a partir das 18h, na rampa de acesso ao prédio administrativo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita e a exposição ficará no local até o dia 30 de novembro. O horário de visitação é de terça à sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 10h às 19h.
No espaço expositivo, o visitante vai encontrar 40 fotografias coloridas e em preto e branco, todas no mesmo tamanho (30×45), registradas pelo grupo de fotógrafos no período de 2015 até outubro de 2018. Dalvacir Gomes, um dos integrantes do coletivo, comentou que o grupo existe há cinco anos, sempre viajando e fazendo registros por toda a Paraíba. “Quilombolas, manifestações culturais e pessoas dos mais variados contextos sociais são mostrados nesta exposição”, comentou Dalvacir Gomes.
O coletivo é formado por pessoas com idade acima de 59 anos, em sua maioria. São médicos, professores e funcionários públicos entre outras profissões, que estão na ativa ou são aposentados, e têm a fotografia como hobby, por lazer ou mesmo estudo.
Em “Somos à Paraíba”, o visitante vai encontrar fotos da Romaria da Penha, dos Pontões de Pombal, da “louceira” de Manaíra, do pescador do açude da Prata, a rendeira de Salgado de São Félix, os quilombolas, as manifestações culturais, os índios da Baía da Traição, os ciganos de Sousa e outros retratos vivos situados em variados contextos sociais da Paraíba.
Participam desta exposição do grupo “Paraibando” os fotógrafos Cleonice Nogueira, Dalvacir Gomes, Elizenda Sobreira, Jerusa Souza, João Pedro, José Ronaldo, Luiz Carlos Gomes, Márcia Gomes, Maura Fernandes, Neide Queiroz, Ovídio Lima, Rogério Freitas, Rômulo Vasconcelos, Vicente Bernardo, Wilberto Freire e Zelma Brito.
Serviço:
Exposição: “Somos à Paraíba”
Resumo: Fotografias inéditas em preto, branco e colorido do coletivo de fotógrafos “Paraibando”, tiradas no período de 2015 até 2018, em que mostra o cotidiano, a cultura e a beleza do povo paraibano.
Expositores: Coletivo Paraibando formado por Cleonice Nogueira, Dalvacir Gomes, Elizenda Sobreira, Jerusa Souza, João Pedro, José Ronaldo, Luiz Carlos Gomes, Márcia Gomes, Maura Fernandes, Neide Queiroz, Ovídio Lima, Rogério Freitas, Rômulo Vasconcelos, Vicente Bernardo, Wilberto Freire e Zelma Brito.
Abertura: Sexta-feira (19)
Hora: 18h
Local: Rampa do prédio administrativo
Até 30 de novembro
Entrada gratuita
Mais informações:
Fones: 3214.8270 – 3214.8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
CONTATO PARA IMPRENSA:
LARISSA FRANÇA – Curadora
Fone: 98690.0179
DALVACIR GOMES – Coletivo Paraibando
Fone: 9.8822.8823