Com presença de um grande público, enceramento da II Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez foi o ponto alto do AnimaCentro

Por Max Oliveira - em 443

Depois de três dias de programação, que incluiu exibição de filmes, painéis e debates, a II Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez foi encerrada na noite deste domingo (17), no Ponto de Cem Réis, Centro Histórico da Capital. O público lotou todos os lugares da sala de cinema a céu aberto, para assistir o longa “Pacarrete” e curtas do Projeto Cinemando nas Escolas. O evento, que também integrou a programação do Animacentro, foi realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), e homenageou as atrizes paraibanas Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Soia Lira.

A Mostra marca um momento importante para o audiovisual da Capital, o mais importante da história em termos de investimento. Com aporte de R$ 7.975.000, somando os três editais já lançados desde de 2013, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) se tornou o principal parceiro do segmento, que teve nesse período mais 45 filmes produzidos, entre longas, telefilmes, medias e curtas-metragens – consolidando uma cena de cineastas, atores, produtores, profissionais da terra, como destacou Maurício Burity, diretor executivo da Funjope.

“Praticamente não existiam valores para o audiovisual em João Pessoa. Essa transformação veio justamente com o lançamento dos editais. E a Mostra tem como objetivo, além de apresentar esses filmes para o público paraibano, fomentar o segmento, com debates, workshops, discussão de distribuição, roteiro e mercado. Estamos encerrando essa segunda edição já pensando na terceira”, projetou.

Homenageadas – Com a experiência de quem já passou por várias gerações do cinema paraibano as atrizes homenageadas ressaltaram que o momento atual é muito positivo. Marcélia Cartaxo é atriz e diretora de cinema, ganhou diversos prêmios ao longo da carreira, com destaque para o Festival de Gramado. “A Paraíba está sendo assistida no cinema, com sua própria arte, e isso é motivo de muito orgulho e gratidão à Prefeitura. Além disso, é um segmento que abraça muita gente, gera renda para uma cadeia de profissionais que estão ligados direto ou indiretamente”, destacou.

Com mais de 50 anos de carreira, que inclui trabalhos em filmes, teatro e novelas, Zezita Matos classificou o momento do cinema paraibano como “especial e consolidado”, fruto dos investimentos da Prefeitura de João Pessoa. “Eu vim de Juazeiro da Bahia pra cá não só para receber esta homenagem, mas para comemorar esta fase, para viver esse momento junto com os meus colegas”, afirmou.

Já Soia Lira, conhecida integrante da peça “Vau da Sarapalha” e de participação no filme “Central do Brasil”, falou em “oportunidades que estão se abrindo, tanto para os profissionais quanto para o público, o que fortalece a nossa cultura”, ponderou.

AnimaCentro – O domingo no Centro Histórico não foi marcado apenas pela Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez, embora o evento tenha se destacado no gosto do público pessoense. “Foi muito bom assistir um filme num ambiente tão legal na cidade, um grande programa”, exaltou o comerciante Ednaldo Souza. O AnimaCentro reuniu famílias, pessoas de várias faixas etárias, para aproveitar a programação cultural, que contemplou todos os gostos.

No Parque da Lagoa, que recebe uma bela iluminação natalina, o Papai Noel apareceu para as crianças, que também puderam conhecer a Casa do Bom Velhinho, decorada especialmente para esta época. Na Praça da Independência quem fez a alegria da criançada foi o espetáculo nacional ‘Paulo Freire, o andarilho da utopia’, que já foi assistido por mais de 10 mil pessoas pelo País. A programação musical ficou por conta da banda Satanique Samba Trio, no Pólvora Cultural, na Casa da Pólvora.