Com programação gratuita e diversas opções, São João da Capital promete muito arrasta pé durante quatro dias

Por Max Oliveira - em 3259

Nomes consagrados do forró, projetos culturais, além do Arraiá de Economia Criativa e o Festival do Milho, o São João da Capital promete ser arretado de bom. Toda a programação foi desenvolvida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), com atrações gratuitas em vários pontos da Cidade.

O arrasta pé, na verdade, que este ano homenageia o Centenário de nascimento do grande Jackson do Pandeiro e tem como tema ‘São João do Jeito da Gente’, já começou desde o início do mês, com festivais e concursos de quadrilhas juninas e projetos como AnimaCentro, Sabadinho Bom e Pólvora Cultural, com uma programação específica de São João.

A partir desta quinta (20), o Arraiá de Economia Criativa e o Festival do Milho – que se estendem até domingo (23) na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo – dão o ponta pé na festa com uma programação que combina muito bem o que existe de melhor na cultura junina com o aspecto econômico.

Cultura e gastronomia – As oficinas criativas são gratuitas e  vão abranger temáticas importantes como cultivo de hortas urbanas, artesanato, decoração junina (sustentável) e produção de embalagens (sustentáveis). Ainda há vagas disponíveis em algumas capacitações, como ‘Floricultura Tropical: Uma oportunidade Negócios’, ‘Artesanato: colares e adorno de cabelo em fuxicos’ e ‘Reciclando Banners’. Os interessados devem comparecer à Cecaf para realizar a inscrição.

O evento também vai reunir uma série de atrações culturais como apresentações de quadrilhas juninas, trios pé de serra, além de shows gastronômicos com chefs renomados como Lubyanka Baltar, Fabio Cunha e Luiz Cláudio. As mulheres cadastradas nas Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que comercializam na Cecaf, receberam uma capacitação, ministrada por estudantes do curso de gastronomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para comercializar comidas típicas durante o evento.

Projetos culturais – A sexta feira (21) promete ser quente com mais uma edição do Pôr do Sol do Hotel Globo. A banda Forró Encabulado se apresenta no local, a partir das 16h30. No sábado (22) mais duas atrações do legítimo Forró pé de Serra. O Sabadinho Bom vai contar com o grupo Expressão Nordestina, a partir das 12h30, na Praça Rio Branco, e mais tarde, às 19h30, Werlainy Lopes é a atração do Forró na Feira, na Feirinha de Tambaú.

Ponto Cem Réis – O ponto alto do ‘São João do Jeito da Gente’ promete ser os shows no Ponto de Cem Réis, em pleno Centro Histórico da Capital. Por lá, entre sábado (22) e domingo (23), vão se apresentar a Quadrilha dos Bonecos Gigantes – Apresentação do Boneco de Jackson do Pandeiro -, Kátia Cilene, Sandra Belê, Waldonys, Assisão e Os 3 do Xamego.

Confira a programação completa do São João da Capital:

Sexta-feira (21)

16h30 – Forró Encabulado (Hotel Globo)

 

Sábado (22)

12h30 – Sabadinho Bom – Expressão Nordestina (Praça Rio Branco)

19h30 – Forró na Feira – Werlainy Lopes (Feirinha de Tambaú)

19h – Quadrilha dos Bonecos Gigantes – Apresentação do Boneco de Jackson do Pandeiro

20h15– Sandra Belê – Show em homenagem à Jackson do Pandeiro

22h – Kátia Cilene

 

Domingo (23)

19h – Os 3 do Xamego

20h45 – Assisão

22h30 – Waldonys

 

Segunda-Feira (24)

19h – Os Fulano e Cabruêra (Jackson Racional e os Afrobatuques)

20h45 – Dejinha de Monteiro

22h30 – Jorge de Altinho