Com segurança da Guarda Municipal, população volta a frequentar praças
O jardim que abriga espécies de árvores como Pau-Brasil, Ipê e a exótica espécies amazonense ‘Abricó de Macaco’ na Praça da Independência, no bairro de Tambiá em João Pessoa, é um convite ao lazer. O clima agradável também favorece a prática de exercícios físicos. Datada de 1922, a praça está localizada em uma região movimentada da cidade e foi, por muito tempo ,alvo de vandalismo e violência. Mas, desde o início deste ano esses delitos diminuíram e a população voltou a ocupar o espaço público.
A tranquilidade sentida por quem frequenta a Praça da Independência também acontece em outros nove logradouros da capital. Todos os dias, equipes da Guarda Civil Municipal de João Pessoa estão presentes em praças da região do Centro da cidade, Zona Sul e orla. O projeto “Guarda na Praça” começou em fevereiro deste ano e, além do efetivo fixo diário de três guardas em cada local, a segurança recebe o reforço das rondas motorizadas.
O casal Tolstoi e Maria Salete da Silva Brandão mora em Jaguaribe e escolheu a Praça da Independência para caminhar todos os dias. Segundo eles, a presença dos guardas civis proporciona mais segurança na área. “Todos os dias estamos caminhando aqui e, com a presença deles, nos sentimos mais seguros. Até porque essa área é muito extensa e precisa de vigilância”, disse o servidor público, Tolstoi Brandão.
Já o comerciante Paulo Silva, que trabalha há oito anos no local disse que até o ano passado presenciava constantemente roubos e atos de vandalismo. Para ele, a atuação dos guardas municipais é indispensável no local, principalmente no período noturno. “Eu mesmo já fui roubado aqui e já vi até roubo de motos. À noite sempre apareciam pessoas com más intenções. Mas com o pessoal fazendo a ronda, é difícil acontecer assalto”, comentou.
Bem-estar – A sensação de bem-estar demonstrada pelos frequentadores da Praça da Independência é um dos resultados esperados pelo projeto Guarda na Praça, cujo foco são ações preventivas, conforme explicou o secretário municipal de Segurança e Cidadania, Geraldo Amorim.
“O perfil da Guarda Municipal é trabalhar a prevenção e isso não se faz, se não interagirmos com as pessoas. É um novo viés da guarda, que antes cuidava somente do patrimônio público e, hoje, trabalha a prevenção. Isso é muito importante para ajudar na ação de repressão que é feita pela polícia”, disse.
Outro local contemplado com a ação dos guardas civis é a Praça da Paz, no bairro dos Bancários. Localizada em um ponto comercial estratégico e uma das primeiras a receber os equipamentos para atividades físicas, o espaço recebe dezenas de pessoas todos os dias e os frequentadores também sofriam com riscos de assaltos e atos de vandalismo.
“Na Praça da Paz as pessoas eram assaltadas e havia danificação dos equipamentos da academia. Com a chegada da equipe da Guarda, diminuiu bastante o número de ocorrências”, acrescentou Geraldo Amorim. O secretário lembrou ainda que a proposta é que o projeto seja expandido para outras praças da cidade e que está programada a compra de cinco novas viaturas para intensificar as rondas somente nas praças.
Violência é reduzida – A temperatura mais amena no final da tarde é um convite aos adeptos de caminhadas e outros exercícios ao ar livre. Quem passa pelas praças Silvio Porto, em Manaíra, e Assis Chateaubriand, no Jardim Treze de Maio, vê diariamente este cenário, que fica ainda mais animado com a presença das crianças nos parques. Esses dois espaços estão entre os contemplados com o projeto da Guarda Municipal, que em determinadas ocorrências auxilia também o trabalho da polícia.
O diretor de Operações da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania (Semusb) da Capital, Josenildo Trajano, lembra que até o início deste ano era comum a ocorrência de assaltos e até tentativas de homicídio na praça do Treze de Maio. Desde a chegada dos guardas civis no local, em fevereiro, até o momento, não houve mais registros de atos de violência.
“Depois que colocamos esses homens nas praças, as pessoas passaram a frequentar mais esses locais porque se sentem seguras. Mesmo aquelas praças que não estão no projeto podem receber um reforço nas rondas, basta a população nos procurar”, lembrou Trajano.
Para entrar em contato com a Guarda Municipal e solicitar rondas nas praças ou em outros espaços públicos, a população pode ligar para os números 3214-7998 ou 3214-7992.
Praças atendidas pela Guarda Municipal
Praça da Paz (Bancários)
Coqueiral (Mangabeira)
Assis Chateaubriand (Jardim Treze de Maio)
Praça da Amizade (Rangel)
Praça do Cajú (Bessa)
Sílvio Porto (Manaíra)
São Gonçalo (Torre)
Praça da Independência (Tambiá)
Soares Madruga (Valentina Figueiredo)
Lauro Wanderley (Funcionários I)