Comissão da Verdade e Conselho de Transparência ganham espaço físico para atendimento à população

Por - em 499

A Secretaria da Transparência Pública (Setransp) entrega, nesta sexta-feira (19), as salas do Conselho Municipal da Transparência e da Comissão da Verdade. Elas vão funcionar em um espaço no segundo andar do Paço Municipal, no Centro de João Pessoa. Com um local definido, a população terá um espaço para consultar e buscar informações de seu interesse.

Mesmo com a ausência de um espaço físico, os trabalhos na Comissão e no Conselho não tiveram problema de continuidade. Desde a instalação da Comissão da Verdade, em março desse ano, a equipe iniciou o mapeamento de todos os logradouros públicos e ruas da Capital e começou a registrar os primeiros depoimentos.

A ideia foi identificar quais logradouros foram batizados com nomes de pessoas que violaram os direitos humanos durante o período ditatorial no Brasil. A iniciativa visa apagar, definitivamente, da memória da população, os nomes daqueles que participaram de alguma forma da Ditadura Civil-Militar e que foram homenageados com nomes em logradouros públicos de João Pessoa.

O Conselho Municipal de Transparência também manteve a rotina realizando as reuniões agendadas na Casa dos Conselhos, no Centro. Na pauta das reuniões, análise dos novos índices de transparência alcançados, entre outros assuntos.