Companhia leva encanto do teatro de bonecos para o Bairro do Valentina
A alegria e a descontração do Teatro de Bonecos vão estar presentes neste domingo (16), a partir das 16h, no campinho de futebol da Comunidade Santa Bárbara, situado na Rua Maria do Nascimento, no bairro do Valentina de Figueiredo, com a apresentação do espetáculo O Boi Encantado, da Cia de Teatro Boca de Cena, dentro do projeto Bonecos na Rua, promovido pela Prefeitura Municipal (PMPJ), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).
O Projeto Bonecos na Rua é a concretização de um desejo antigo da Cia Boca de Cena de levar o teatro de bonecos e cultura popular ao maior número de pessoas possíveis. Durante muito tempo nós questionamos sobre qual seria o real papel dos órgãos públicos para com as produções culturais da nossa cidade. Chegamos à conclusão de que a melhor forma de incentivar a cultura popular está no respeito a quem faz e vive cultura e a Funjope tem sido uma grande parceira, não só da Boca de Cena, mas de todos aqueles que se preocupam com um futuro mais digno para nossos artistas, declarou o diretor da Companhia, Artur Leonardo.
Amanda Viana, José Valério e Samantha Barreto, demais integrantes da Boca de Cena, corroboram com o pensamento do diretor quando reconhecem que a criação de espaços, a estruturação de outros já existentes e a dinamização dos eventos de nossa cidade têm um significado real e prático para melhoria da vida dos artistas. Dinheiro público não serve apenas para bancar cachê de artista, mas para criar condições para que ele possa produzir e se apresentar.
Encantado – O espetáculo ‘O boi encantado’ é resultado das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa e Difusão de Teatro de Bonecos do Estado da Paraíba, que objetiva fazer uma releitura do ‘Babau’, como é mais conhecido o teatro de bonecos popular no Nordeste, utilizando os recursos técnicos disponíveis no teatro convencional, com o cuidado de manter a irreverência, a interatividade, a poesia e o lirismo dessa linguagem teatral.
A apresentação faz um verdadeiro mergulho no folclore brasileiro, onde mistura a poesia de cordel com a magia de personagens de literatura infantil, formando uma belíssima trama, que interage com o público, convidado a participar, tornando-se parte integrante do espetáculo.
Comunidades atendidas O projeto, que acontece desde julho, já visitou as comunidades de Engenho Velho, Mussumago, Alto do Mateus, Mandacaru, 13 de Maio, Jardim Veneza, José Américo e Gramame. Até o final do ano os bonecos vão percorrer mais 16 comunidades consideradas de pouco acesso às produções culturais de nossa cidade. As apresentações acontecerão todos os domingos a partir das 16h00, sempre na rua ou em espaços abertos ao público.
Para as apresentações é montada uma estrutura de teatro, luz e som, onde a comunidade poderá assistir espetáculos como O Boi Encantado, Colcha de Retalhos, Brincadeiras de Criança, A Árvore Generosa, O Gênio da Garrafa, entre outros que compõem o repertório do grupo.
No último domingo (09), o projeto foi apresentado na comunidade de Gramame, onde, mesmo debaixo de muita chuva, ninguém deixou o pavilhão da quadrilha Chã da Cutia.