Concerto didático apresenta música clássica a alunos de rede municipal nesta sexta

Por - em 512

orquestramunicipal_escolaindiopiragibe_fotoadrianofranco (9)A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) fará um concerto didático gratuito nesta sexta (12), às 15h, para crianças da Escola Municipal Castro Alves, no bairro de Oitizeiro. O público-alvo são alunos de 8 a 12 anos, muitos dos quais nunca tiveram contato com a música clássica antes.

“Por ser didático, o objetivo do concerto é apresentar-lhes a função de cada instrumento numa orquestra, a formação dos naipes (as famílias de instrumentos) e as combinações sonoras que estão na raiz da sua formação histórica”, explica o gerente-executivo da OSMJP, o contrabaixista Hector Rossi.

O concerto será regido pelo maestro argentino Gustavo de Paco, professor de flauta transversal pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “O concerto servirá para criar proximidade entre o alunado e a música pela demonstração do funcionamento de uma orquestra sinfônica. Se, de um universo de 200 pessoas, duas ou três se interessarem pela música para um envolvimento maior no futuro, ficaremos plenamente gratificados”, diz Paco. Ele confessa que, antes de se apresentar, estuda a realidade pedagógica da escola (se tem projeto de banda e qual a faixa etária do alunado) para elaborar a abordagem que trabalhará durante o concerto-aula.

A experiência é um mergulho nas obras clássicas, dosada com explanações leves e bem-humoradas do maestro, que auxiliam na assimilação do conteúdo. “São músicas curtas, muito populares e que facilitam a imersão na música erudita neste contato inicial”, relata o regente. Vão do contemporâneo “Gabriel’s Oboe”, de Ennio Morricone, ao regionalismo de um hino praticamente nosso, “Meu Sublime Torrão”.

Benefícios – Estudos demonstram que a criança, em contato com a música, aprende a conviver melhor, desenvolve mais segurança emocional, confiança e respeito. A música também é benéfica para a criança quanto ao poder de concentração e de expressão corporal, além de melhorar a capacidade de aprendizagem em matemática, outros idiomas e potencializar a memória.

Programa:

– “Rondo”, de Purcell

– “Pequena Serenata Noturna”, de Mozart

– 1º movimento da Sinfonia n. 40 de Mozart

– 1º movimento da 5ª Sinfonia de Beethoven

– “Cirandancia”, Cussy de Almeida

– “Gabriel’s Oboe”, Ennio Morricone

– “Meu Sublime Torrão”, Genival Macedo.