Concerto e teatro encerram Festa das Neves, nesta terça
A programação de encerramento da Festa das Neves acontece nesta terça-feira (5), data em que é comemorado o aniversário de 423 anos da Capital paraibana. O evento tem início às 18h30, com teatro, música erudita e popular.
No palco da Praça Dom Adauto, a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP), executa o já tradicional Concerto Comemorativo, a partir das 19h, com um repertório formado por composições de Gilberto Gil e, em seguida, tem show com a banda Tuaregs.
Concerto Este ano, a Orquestra de Câmara convidou o solista Paulo Brasil, do Coral Villa Lobos, para participar do concerto, que traz em seu repertório, músicas de Gilberto Gil, a exemplo de Palco, Domingo no parque, Procissão, Se eu quiser falar com Deus, e Lamento sertanejo, esta uma parceria de Gil e Dominguinhos.
O Teatro das Neves, que inicia às 18h30 no Largo de São Francisco, apresenta o espetáculo Presépio Mambebe, do grupo Geca. No mesmo local, a partir das 20h, acontecem as apresentações de folguedos culturais populares, com a participação da Lapinha Jesus de Nazaré, de Mandacaru; o Coco de Roda do Mestre Benedito, de Cabedelo, comandado pela mestra Teça; a Ciranda do Sol, do Bairro dos Novais, do mestre Mané Baixinho, e a cirandeira Sandra Belê, da cidade de Zabelê (PB).
A artista Sandra Belê traz na sua música a influência da cultura popular nordestina, pelos aboios, reisados, incelências e pastoris vivenciados desde a infância, na cidade de Zabelê, localizada na região do Cariri Ocidental paraibano.
A cirandeira gravou o seu primeiro CD, intitulado Nordeste Valente, com uma edição gráfica bilíngüe, levando para o mundo, o valor universal de suas raízes caririzeiras. Ela também atuou na televisão, participando da minissérie da Rede Globo, A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna, gravada na cidade de Taperoá.
Já a Tenda do Cordel apresenta a partir das 21h, a Banda de Pífano São Sebastião, de São José de Piranhas; os cordelistas paraibanos Francisco Diniz e Valentim Quaresma, e Chico do Canolino, da cidade de Baixio, no Ceará.
Jackson do Pandeiro Já a exposição Jackson do Pandeiro Vida e obra do Rei do Ritmo continua em cartaz até 29 de agosto, na Unidade Cultural Casarão 34. A mostra inconográfica exibe fotos e vídeos do acervo de Fernando Moura, incluindo também banners e objetos pessoais do músico, a exemplo de vestuário, instrumentos musicais e discos. No local, tem ainda uma mostra de pinturas, gravuras e desenhos, inspirados na vida e obra do artista paraibano.