Conferência Municipal de Cultura amplia diálogo da gestão com a população

Por - em 326

Com o objetivo de ampliar o diálogo da gestão com a população, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope), realiza na última semana de julho, as pré-conferências para 3ª Conferência Municipal de Cultura, que será realizada de 9 a 11 de agosto, na Escola Municipal Leonel Brizola, localizada no bairro de Tambauzinho.

O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, explicou que na Conferência de Cultura serão discutidas as diretrizes que norteiam as políticas do setor para a implementação dos sistemas nacional, estadual e municipal de cultura. “A iniciativa é revertida em beneficio para a população à medida que há a participação efetiva da sociedade civil na definição das políticas públicas de cultura da cidade”, enfatizou.

Burity disse ainda que o empenho da gestão municipal para realização do evento representa a importância dada pela Prefeitura ao diálogo constante com a sociedade. “E para reforçar esse diálogo permanente, estamos realizando antes as pré-conferências, contemplando todas as regiões da cidade”, acrescentou. Essas pré-conferências de julho, citadas pelo diretor executivo, acontecem nos bairros do Centro, Ipês, Mangabeira e Miramar.

O evento – A 3ª Conferência Municipal de Cultura foi convocada pelo prefeito da Capital paraibana, Luciano Cartaxo, por meio do decreto de nº 7916, de 2 de julho de 2013. Segundo o regimento interno, o tema abordado será “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”. Na ocasião, também serão escolhidos até 25 delegados para participarem da etapa estadual de discussões.

A programação dos três dias de conferência contará, entre outras coisas, com a participação de palestrantes e observadores do Ministério da Cultura (MinC). O Comitê da Conferência Municipal vai ser formado por membros da Funjope, incluindo o diretor executivo Maurício Burity, além de representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), que contempla, de forma paritária, a sociedade civil. O grupo contará ainda com a parceria do secretario do Orçamento Participativo, Hildevânio Macedo.